Transportes no Acre Maio/2000
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||||||||||
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O ESTADO . . .
CAPITAL |
RIO
BRANCO |
|
ÁREA |
153.149,9
km2 |
|
POPULAÇÃO |
275.937
hab. |
|
PRINCIPAIS CIDADES |
Rio Branco Cruzeiro do Sul Feijó Tarauacá |
259.537 hab. 62.691 hab. 25.086 hab. 23.894 hab. |
FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística - 1999.
. . . E SUA
ECONOMIA
PRODUTOS
AGRÍCOLAS (Em 103 t/ano) |
Mandioca Milho Arroz |
275,9 35,6 27,8 |
PECUÁRIA (milhares
de cabeças) |
Bovinos Suínos |
862,5 168,7 |
PRINCIPAIS
INDÚSTRIAS |
Alimentícia,
construção civil, madeireira e moveleira. |
|
Participação no PIB Nacional |
0,22% |
Dados de 1998
O estado do Acre possui um subsistema rodoviário ainda incipiente, que
se apresenta em más condições, principalmente no período chuvoso.
Este sistema interage com o subsistema hidroviário, garantindo fluidez
ao tráfego de cargas e passageiros principalmente quando os rios acreanos,
durante o período de verão, apresentam lâmina d'água insuficiente para
navegação.
A navegabilidade durante todo o ano só se verifica nos rios Juruá e
Purus, a partir da divisa AC/AM.
O Estado não dispõe de
ferrovias nem de um sistema portuário organizado. Conta apenas com
pequenos portos nos rios Purus e Juruá.
Através do estado do Acre, existe uma opção de ligação internacional
rodoviária com aproximadamente
2.100 km de extensão que, iniciada em Porto Velho, passa pelas cidades
de Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil, no Brasil e por Iñapari, Puerto
Maldonado, Juliaca, Puno, Moquegua e Ilo, no Peru.
A consolidação desta ligação depende, em território brasileiro, da
pavimentação de 200 km da BR-317.
Atualmente, a rede rodoviária do estado do Acre, apresenta condições de
operação deficientes. A malha possui uma distribuição espacial concentrada no
leste, em torno da capital, basicamente composta por trechos federais.
A rede rodoviária federal no Estado é constituída por 1.158 km, sendo
441 pavimentados, 620 não pavimen-tados e 96,8 km em pavimentação.
A BR-364 é uma
rodovia de fundamental importância pois, além de ser a mais extensa (780 km), é
o único elo de ligação do Estado às outras regiões do País. Interliga a capital
Rio Branco a Porto Velho, em Rondônia e, a oeste, a Cruzeiro do Sul, passando
por Sena Madureira e Tarauacá.
O trecho Rio Branco - Porto Velho encontra-se pavimentado e o trecho
Rio Branco - Cruzeiro do Sul encontra-se pavimentado até Sena Madureira e a
partir deste ponto, encontra-se implantado, em precárias condições de tráfego.
O Programa Brasil em Ação contemplou
o projeto Recuperação a BR-364/163, orçado em R$ 60 milhões.
Este projeto objetivava reconstruir e/ou restaurar trechos das rodovias
BR-364/163, num total de 520 km, sendo: 260 km em MT, 210 km em RO, 30 km no AC
e 20 km em MG, visando melhorar as condições operacionais
do tráfego nos trechos que
ligam a zona da Chapada dos Parecis (MT) até Rio Branco (AC), passando por
Porto Velho (RO).
As obras deste projeto relativas ao “Programa Brasil em Ação” foram
concluídas em dez/99.
A BR-317 é uma rodovia transversal à BR-364 e liga o estado do Acre ao
estado do Amazonas. Estende-se a sudeste do Estado e interliga Rio Branco,
Xapuri, Brasiléia e Assis Brasil.
Foi realizado, em 1999, o “Programa de Conservação Rotineira” com o
objetivo de executar imediatamente todos os serviços de conservação rotineira
dos trechos não atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários
Nacionais”.
O valor previsto para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões
sendo R$ 38,1 milhões para conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.
No estado do Acre foram aplicados R$ 206 mil nos contratos de
conservação e R$ 150 mil nos contratos de restauração.
Em Km
JURISDIÇÃO/ SITUAÇÃO |
FEDERAL (DNER) |
% |
ESTADUAL |
% |
ESTADUAL TRANSIT. |
% |
MUNICIPAL |
% |
TOTAL (AC) (A) |
TOTAL BRASIL (B) |
A/B (%) |
PAVIMENTADA |
441,0 |
38,1 |
206,0 |
31,2 |
43,6 |
100 |
147,0 |
4,2 |
837,6 |
164.247,0 |
0,5 |
NÃO PAVIMENTADA |
620,0 |
53,5 |
454,0 |
68,8 |
- |
- |
3.383,3 |
95,8 |
4.457,3 |
1.548.905,5 |
0,3 |
EM PAVIMENTAÇÃO |
96,8 |
8,4 |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
96,8 |
10.130,0 |
0,9 |
SUBTOTAL |
1.151,8 |
100 |
660,0 |
100 |
43,6 |
100 |
3.530,3 |
100 |
5.391,7 |
1.723.282,5 |
0,3 |
EM IMPLANTAÇÃO |
- |
- |
- |
- |
- |
1.641,9 |
- |
||||
PLANEJADA |
411,0 |
3.539,0 |
- |
825,3 |
4.775,3 |
151.243,5 |
3,2 |
||||
TOTAL |
1.568,8 |
4.199,0 |
43,6 |
4.355,6 |
10.167,0 |
1.876.167,9 |
0,5 |
FONTE:
DNER - 1999.
OBS:
Rodovias Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos
traçados coincidem com diretrizes de rodovias federais planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.
A rede hidroviária apresenta um grande potencial no Estado, ainda pouco
aproveitado por falta de uma estrutura hidroportuária que ofereça facilidades
necessárias à integração intermodal.
Os principais rios navegáveis são: Purus, Acre, Iaco, Juruá, Tarauacá e
Envira.
l Rio
Purus
É navegável desde a foz no rio Solimões até a cidade de Manoel Urbano
(divisa AC/AM). A profundidade mínima, no período das cheias, é de 2,10 m e, de
1,20 m, no de estiagem.
l Rio
Acre
A navegação nesse rio é a continuação daquela efetuada no rio Purus.
Sua importância deve-se ao fato de atingir a cidade de Rio Branco. A
profundidade mínima entre a sua foz, no rio Purus, e Rio Branco é de 2,10 m, no
período das cheias e de 0,80 m, no período de águas baixas.
l Rio Iaco
É afluente do rio Purus e é navegável até o município de Sena
Madureira. Apresenta profundidade média
de 1,0 m, no período das secas e tem como afluentes os rios Caetés e Macauã, de
grande importância no escoamento de castanha e borracha.
l Rio Juruá
A navegação é praticada regularmente desde a sua foz no rio Solimões
até a cidade de Cruzeiro do Sul. Nas cheias é navegável, também, de Cruzeiro do
Sul à foz do rio Breu, na fronteira com o Peru, com calado de 2,0 m. Esse rio conta com um pequeno
porto na cidade de Cruzeiro do Sul.
l Rio Tarauacá
É o afluente mais importante do rio Juruá, atingindo esse rio no estado
do Amazonas. É navegável desde sua foz até a foz do rio Jordão, quase divisa
com o Peru. Apresenta uma profundidade mínima de 1,20 m.
l Rio Envira
Afluente do rio Tarauacá, é navegável entre a foz e a localidade do
seringal Califórnia. Na época das cheias é acrescido de mais um trecho até a
localidade denominada Progresso, quase na fronteira com o Peru.
GOVERNO ESTADUAL |
GOVERNADOR:
JORGE NEY VIANA MACEDO NEVES
Palácio
Rio Branco - Praça Eurico Dutra, s/nº
Telefones:
(068) 223-8500 / 223-8322 / 223-8330 / 223-8334 - FAX: 223-8355
VICE-GOVERNADOR:
EDSON CADAXO
Telefones:
(068) 223-4585 - FAX: 224-8686
SECRETÁRIO
DE INFRA-ESTRUTURA:
EDILSON SIMÕES CADAXO SOBRINHO
Telefones:
(068) 224-7133 / 224-4444 - FAX: 224-0806
GOVERNO MUNICIPAL |
PREFEITO:
MAURI SERGIO MOURA DE OLIVEIRA
Rua Rui
Barbosa, 285 - Centro
CEP:
69.900-901
Telefones:
(068) 224-1077 / 223-2300 - FAX: 224-9429
REPRESENTAÇÃO NO
CONGRESSO NACIONAL |
PARLAMENTAR |
LEGENDA |
TELEFONE (*) |
|
|
|
|
SENADORES |
|
|
|
|
Marina Silva |
PT |
311-2184 / 311-2187 |
Nabor Júnior |
PMDB |
311-3227
/ 311-3229 |
Tião Viana |
PT |
311-3038
/ 311-3493 |
|
|
|
|
DEPUTADOS |
|
|
|
|
Ildefonço
Cordeiro |
PFL |
318-5231 |
João Tota |
PPB |
318-5244 |
José Aleksandro |
PSL |
318-5368 |
Márcio Bittar |
PPS |
318-5343 |
Marcos Afonso |
PT |
318-5366 |
Nilson Mourão |
PT |
318-5376 |
Sérgio Barros |
PSDB |
318-5801 |
Zilá Bezerra |
PFL |
318-5510 |
(*) DDD (61) Brasília.