Transportes no Acre

Maio/2000


 

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Sumário

Aspectos Gerais

Estado

Economia

Sistema de Transportes

Transporte Rodoviário

Malha Rodoviária

Transporte Hidroviário

Investimentos Previstos no PPA 2000 a 2003

Autoridades

 

 

 

          ASPECTOS   GERAIS

 

 

O   ESTADO  . . .

 

 

CAPITAL

 

 

RIO BRANCO

 

ÁREA

 

 

153.149,9 km2

 

POPULAÇÃO

 

 

275.937 hab.

 

 

PRINCIPAIS CIDADES

 

 

Rio Branco

Cruzeiro do Sul

Feijó

Tarauacá

 

259.537 hab.

62.691 hab.

25.086 hab.

23.894 hab.

 

FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 1999.

 

 

. . .  E   SUA   ECONOMIA

 

 

 

PRODUTOS  AGRÍCOLAS

(Em  103  t/ano)

 

Mandioca

Milho

Arroz

 

275,9

35,6

27,8

 

PECUÁRIA

(milhares  de  cabeças)

 

 

Bovinos

Suínos

 

 

862,5

168,7

 

 

PRINCIPAIS  INDÚSTRIAS

 

 

Alimentícia, construção civil, madeireira e moveleira.

Participação no PIB Nacional

0,22%

                                                                            Dados de 1998

 

 

O    SISTEMA    DE    TRANSPORTES

 

O estado do Acre possui um subsistema rodoviário ainda incipiente, que se apresenta em más condições, principalmente no período chuvoso.

 

Este sistema interage com o subsistema hidroviário, garantindo fluidez ao tráfego de cargas e passageiros principalmente quando os rios acreanos, durante o período de verão, apresentam lâmina d'água insuficiente para navegação.

 

A navegabilidade durante todo o ano só se verifica nos rios Juruá e Purus, a partir da divisa AC/AM.

 

O Estado não dispõe de  ferrovias nem de um sistema portuário organizado. Conta apenas com pequenos portos nos rios Purus e Juruá.

 

Através do estado do Acre, existe uma opção de ligação internacional rodoviária com aproximadamente      2.100 km de extensão que, iniciada em Porto Velho, passa pelas cidades de Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil, no Brasil e por Iñapari, Puerto Maldonado, Juliaca, Puno, Moquegua e Ilo, no Peru.

 

A consolidação desta ligação depende, em território brasileiro, da pavimentação de 200 km da BR-317.

 

O    TRANSPORTE    RODOVIÁRIO

 

Atualmente, a rede rodoviária do estado do Acre, apresenta condições de operação deficientes. A malha possui uma distribuição espacial concentrada no leste, em torno da capital, basicamente composta por trechos federais.

 

A rede rodoviária federal no Estado é constituída por 1.158 km, sendo 441 pavimentados, 620 não pavimen-tados e 96,8 km em pavimentação.

 

A BR-364 é uma rodovia de fundamental importância pois, além de ser a mais extensa (780 km), é o único elo de ligação do Estado às outras regiões do País. Interliga a capital Rio Branco a Porto Velho, em Rondônia e, a oeste, a Cruzeiro do Sul, passando por Sena Madureira e Tarauacá.

 

O trecho Rio Branco - Porto Velho encontra-se pavimentado e o trecho Rio Branco - Cruzeiro do Sul encontra-se pavimentado até Sena Madureira e a partir deste ponto, encontra-se implantado, em precárias condições de tráfego.

 

O Programa Brasil em Ação contemplou  o projeto Recuperação a BR-364/163, orçado em R$ 60 milhões.

 

Este projeto objetivava reconstruir e/ou restaurar trechos das rodovias BR-364/163, num total de 520 km, sendo: 260 km em MT, 210 km em RO, 30 km no AC e 20 km em MG, visando melhorar as condições operacionais do tráfego nos trechos que ligam a zona da Chapada dos Parecis (MT) até Rio Branco (AC), passando por Porto Velho (RO).

 

As obras deste projeto relativas ao “Programa Brasil em Ação” foram concluídas em dez/99.

 

A BR-317 é uma rodovia transversal à BR-364 e liga o estado do Acre ao estado do Amazonas. Estende-se a sudeste do Estado e interliga Rio Branco, Xapuri, Brasiléia e Assis Brasil.

 

Foi realizado, em 1999, o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar imediatamente todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.

 

O valor previsto para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões sendo R$ 38,1 milhões para conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.

 

No estado do Acre foram aplicados R$ 206 mil nos contratos de conservação e R$ 150 mil nos contratos de restauração.

 

ESTADO  DO  ACRE

MALHA  RODOVIÁRIA

                                                                                                                                                                                           Em  Km

 

JURISDIÇÃO/

SITUAÇÃO

 

FEDERAL

(DNER)

 

%

 

 

ESTADUAL

 

%

 

ESTADUAL

TRANSIT.

 

%

 

MUNICIPAL

 

%

 

TOTAL

(AC)

(A)

 

TOTAL

BRASIL

(B)

 

A/B

(%)

 

PAVIMENTADA

 

 

441,0

 

38,1

 

206,0

 

31,2

 

43,6

 

100

 

147,0

 

4,2

 

837,6

 

164.247,0

 

0,5

NÃO

PAVIMENTADA

 

 

620,0

 

53,5

 

454,0

 

68,8

 

-

 

-

 

3.383,3

 

95,8

 

4.457,3

 

1.548.905,5

 

0,3

EM

PAVIMENTAÇÃO

 

 

96,8

 

8,4

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

96,8

 

10.130,0

 

0,9

 

SUBTOTAL

 

 

1.151,8

 

100

 

 

660,0

 

100

 

43,6

 

100

 

3.530,3

 

100

 

5.391,7

 

 

1.723.282,5

 

0,3

EM

IMPLANTAÇÃO

 

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

1.641,9

 

 

-

 

PLANEJADA

 

 

411,0

 

3.539,0

 

-

 

825,3

 

4.775,3

 

151.243,5

 

3,2

 

TOTAL

 

 

1.568,8

 

4.199,0

 

43,6

 

4.355,6

 

10.167,0

 

1.876.167,9

 

0,5

                        FONTE: DNER - 1999.

OBS: Rodovias Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos traçados  coincidem  com  diretrizes de rodovias federais  planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.

 

O    TRANSPORTE    HIDROVIÁRIO

 

A rede hidroviária apresenta um grande potencial no Estado, ainda pouco aproveitado por falta de uma estrutura hidroportuária que ofereça facilidades necessárias à integração intermodal.

 

Os principais rios navegáveis são: Purus, Acre, Iaco, Juruá, Tarauacá e Envira.

 

l   Rio Purus

 

É navegável desde a foz no rio Solimões até a cidade de Manoel Urbano (divisa AC/AM). A profundidade mínima, no período das cheias, é de 2,10 m e, de 1,20 m, no de estiagem.

 

l   Rio Acre

 

A navegação nesse rio é a continuação daquela efetuada no rio Purus. Sua importância deve-se ao fato de atingir a cidade de Rio Branco. A profundidade mínima entre a sua foz, no rio Purus, e Rio Branco é de 2,10 m, no período das cheias e de 0,80 m, no período de águas baixas.

 

l   Rio Iaco

 

É afluente do rio Purus e é navegável até o município de Sena Madureira. Apresenta profundidade  média de 1,0 m, no período das secas e tem como afluentes os rios Caetés e Macauã, de grande importância no escoamento de castanha e borracha.

 

l   Rio Juruá

 

A navegação é praticada regularmente desde a sua foz no rio Solimões até a cidade de Cruzeiro do Sul. Nas cheias é navegável, também, de Cruzeiro do Sul à foz do rio Breu, na fronteira com o Peru, com calado de      2,0 m. Esse rio conta com um pequeno porto na cidade de Cruzeiro do Sul.

 

l   Rio Tarauacá

 

É o afluente mais importante do rio Juruá, atingindo esse rio no estado do Amazonas. É navegável desde sua foz até a foz do rio Jordão, quase divisa com o Peru. Apresenta uma profundidade mínima de 1,20 m.

 

l   Rio Envira

 

Afluente do rio Tarauacá, é navegável entre a foz e a localidade do seringal Califórnia. Na época das cheias é acrescido de mais um trecho até a localidade denominada Progresso, quase na fronteira com o Peru.

 

 

 

INVESTIMENTOS PREVISTOS NO PPA 2000 A 2003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AUTORIDADES

 



GOVERNO    ESTADUAL




GOVERNADOR: JORGE NEY VIANA MACEDO NEVES

Palácio Rio Branco - Praça Eurico Dutra, s/nº

Telefones: (068) 223-8500 / 223-8322 / 223-8330 / 223-8334 - FAX: 223-8355

 

 

VICE-GOVERNADOR: EDSON CADAXO

Telefones: (068) 223-4585 - FAX: 224-8686

 

 

SECRETÁRIO DE INFRA-ESTRUTURA:

EDILSON SIMÕES CADAXO SOBRINHO

Telefones: (068) 224-7133 / 224-4444 - FAX: 224-0806

 

 

 

GOVERNO    MUNICIPAL

 

 

 

PREFEITO: MAURI SERGIO MOURA DE OLIVEIRA

Rua Rui Barbosa, 285 - Centro

CEP: 69.900-901

Telefones: (068) 224-1077 / 223-2300 - FAX: 224-9429

 

 

 

 

REPRESENTAÇÃO    NO    CONGRESSO    NACIONAL

 

PARLAMENTAR

LEGENDA

TELEFONE (*)

 

 

 

 

SENADORES

 

 

 

 

Marina Silva

PT

311-2184 / 311-2187

Nabor Júnior   

PMDB

311-3227 / 311-3229

Tião Viana

PT

311-3038 / 311-3493

 

 

 

 

DEPUTADOS

 

 

 

 

Ildefonço Cordeiro

PFL

318-5231

João Tota

PPB

318-5244

José Aleksandro

PSL

318-5368

Márcio Bittar

PPS

318-5343

Marcos Afonso

PT

318-5366

Nilson Mourão

PT

318-5376

Sérgio Barros

PSDB

318-5801

Zilá Bezerra

PFL

318-5510

                                                                            (*) DDD (61) Brasília.