TRANSPORTES  NO AMAPÁ
Maio/2000

 

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Sumário

Aspectos Gerais

Estado

Economia

Sistema de Transportes

Transporte Rodoviário

Malha Rodoviária

Porto de Macapá

Movimentação de Carga no Porto

Investimentos Previstos no PPA 2000 a 2003

Autoridades



ASPECTOS   GERAIS

 

 

 

O   ESTADO . . .

 

 

CAPITAL

 

 

MACAPÁ

 

ÁREA

 

 

143.453,7 km2

 

POPULAÇÃO

 

 

439.781 hab.

 

 

PRINCIPAIS CIDADES

 

 

 

Macapá

Santana

Laranjal do Jari

Mazagão

 

256.033 hab.

81.949 hab.

27.671 hab.

12.989 hab.

FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 1999.

 

 

 

. . .  E   SUA   ECONOMIA

 

 

PRODUTOS  AGRÍCOLAS

(Em  t/ano)

 

Mandioca

Arroz

Milho

Feijão

40.000

800

800

80

 

PRODUTOS  MINERAIS

(Em  103  t/ano)

 

 

Manganês

Cromo-Cromita

 

138,4

16,3

 

PECUÁRIA

(milhares  de  cabeças)

 

 

Bovinos

Suínos

 

66,0

15,7

 

PRINCIPAIS  INDÚSTRIAS

 

 

Extrativa mineral,pesqueira e madeireira.

Participação no PIB Nacional

0,17%

       Dados de 1998.

 

 

O    SISTEMA    DE    TRANSPORTES

 

O estado do Amapá conta com uma malha viária composta por rodovias, hidrovias, a Estrada de Ferro do Amapá e o Porto de Macapá.

 

O subsistema rodoviário federal é constituído pelas BR’s 156 e 210, que possuem pequenos trechos pavimentados.

 

O Estado é banhado por grandes rios, dos quais se destacam o Amazonas, Oiapoque, Jari e Araguari.

 

O trecho do rio Amazonas que banha o estado do Amapá apresenta, na época de águas altas (janeiro a agosto), profundidade mínima disponível de      13,5 m.   Nas   estiagens   rigorosas, profundidades mínimas da ordem de 7 m, que permitem o acesso de embarcações marítimas, deslocando até 60.000 TPB, podem ocorrer nas proximidades da ilha de Aruãs, no canal norte.

 

O subsistema ferroviário conta apenas com a Estrada de Ferro do Amapá, que possui 194 km de extensão e é a única ferrovia brasileira em bitola de 1,435 m. Pertence à Indústria e Comércio de Minério S/A - ICOMI e foi construída para escoar o minério de manganês, extraído da Serra do Navio, até o píer do terminal privativo de Santana, que situa-se a 2 km do Porto de Macapá. Esse produto representa 90% da carga transportada pela ferrovia.

 

O porto de Macapá, sob a gestão da Companhia Docas do Pará - CDP, através de uma gerência em Macapá, está localizado a 18 km da capital, no rio Amazonas, em frente à ilha de Santana. Tem acesso rodoviário através da AP-010, que liga Macapá à Mazagão, e da BR-210, que se encontra com a BR-156 próximo a Macapá. Conta ainda com acessos marítimo, através do rio Amazonas, e fluvial, através do rio Amazonas e seus afluentes.

 

O programa de arrendamento de áreas e instalações portuárias já realizou arrendamento em 1 lote com 64 mil m2 e prevê a realização de arrendamento, a médio prazo, de mais 1 lote com 20 mil m2.

 

 


O    TRANSPORTE    RODOVIÁRIO

 

O transporte rodoviário do Estado do Amapá conta com 2.011 km de rodovias, dos quais 862 km são federais, 478 km são estaduais e 671 km são municipais. Desse total, apenas 223 km são pavimentados.

 

As principais rodovias federais são as BR’s 156 e 210. Os trechos pavimentados destas rodovias encontram-se em condições de trânsito regular.

 

A BR-156 corta o Estado do Amapá no sentido norte-sul com 760 km, dos   quais,   134 km   encontram-se pavimentados. Ao norte, esta rodovia atinge a cidade de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa e ao sul, atingirá a divisa com o Pará, quando o trecho Camaipi - Cachoeira de Santo Antônio estiver implantado.

 

A BR-210 faz parte da Rodovia Perimetral Norte que foi planejada para ligar Macapá ao estado do Acre. Sua diretriz obedeceu aos objetivos de ocupação dos inúmeros espaços vazios e o aproveitamento do potencial  econômico da região de fronteira, buscando o Amazonas no flanco norte da calha do grande rio.

 

A BR-210 corta o Amapá de leste a oeste e conta com 468 km de extensão, dos quais 108 km encontram-se pavimentados,  194 km  implantados  e   166 km   planejados.   Dos   108 km pavimentados, 81 são coincidentes com a BR-156.

 

Foi realizado, em 1999, o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar imediatamente todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.

 

O valor previsto para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões sendo R$ 38,1 milhões para conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.

 

No estado do Amapá foram aplicados recursos de R$ 320 mil nos contratos de conservação.

 

 

ESTADO  DO  AMAPÁ

MALHA  RODOVIÁRIA

                                                                                                                                                                          Em  Km

 

JURISDIÇÃO/

SITUAÇÃO

 

FEDERAL

(DNER)

 

%

 

 

ESTADUAL

 

%

 

ESTADUAL

TRANSIT.

 

%

 

MUNICIPAL

 

%

 

TOTAL

(AP)

(A)

 

TOTAL

BRASIL

(B)

 

A/B

(%)

 

PAVIMENTADA

 

 

159,7

 

18,5

 

40,0

 

8,4

 

-

 

-

 

23,0

 

3,0

 

222,7

 

164.247,0

 

0,1

NÃO

PAVIMENTADA

 

 

702,3

 

81,5

 

438,5

 

91,6

 

-

 

-

 

648,0

 

97,0

 

1.788,8

 

1.548.905,5

 

0,1

EM

PAVIMENTAÇÃO

 

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

10.130,0

 

-

 

SUBTOTAL

 

 

862,0

 

100

 

478,5

 

100

 

-

 

-

 

671,0

 

100

 

2.011,5

 

1.723.282,5

 

0,1

EM

IMPLANTAÇÃO

 

 

-

 

126,5

 

-

 

-

 

126,5

 

1.641,9

 

 

7,7

 

PLANEJADA

 

 

324,0

 

3.788,0

 

-

 

956,0

 

5.068,0

 

151.243,5

 

3,4

 

TOTAL

 

 

1.186,0

 

4.393,0

 

-

 

1.627,0

 

7.206,0

 

1.876.167,9

 

0,2

FONTE: DNER - 1999.

OBS: Rodovias Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos traçados  coincidem  com  diretrizes de rodovias federais planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.

 

 

PORTO  DE  MACAPÁ

 

 

Administração

 

É administrado pela Companhia Docas do Pará - CDP, por meio de uma gerência em Macapá.

 

Localização

 

À margem esquerda do rio Amazonas, no canal de Santana, em frente à ilha de mesmo nome, a 18 km da cidade de Macapá.

 

Área de Influência

 

Compreende o estado do Amapá e os municípios paraenses de Afuá e Chaves, situados na foz do rio Amazonas, a noroeste da ilha de Marajó.

 

Acessos

 

*   Rodoviário - pelas rodovias AP-010, ligando as cidades de Macapá e Mazagão,   BR-210 encontrando a BR-156 próximo a Macapá.

*   Marítimo - pelo rio Amazonas, podendo ser  realizado  tanto  pela  Barra Norte,  situada entre as ilhas Janaucu e Curuá, como pela Barra Sul, delimitada pelas ilhas de Marajó e Mexiana. Para o ingresso no porto é utilizado o canal natural de Santana, braço norte do rio Amazonas, com largura variável entre 500 m e 800 m e profundidade mínima de 10 m.

*   Fluvial - rio Amazonas e seus afluentes, principalmente o Jari.

 

Instalações

 

*   2 cais para atracação:

*   Cais A: 60 m de extensão e profundidade de 10 m e 1 berço.

*   Cais B: 200 m de comprimento e profundidade de 10 m e 2 berços.

*   1 armazém para carga geral, com 3.570 m2, na retaguarda do Cais B.

*   1 galpão com 1.500 m2.

*   1 pátio de 3.000 m2, que pode servir também como depósito.

*   1 pátio entre o galpão e o armazém, que acresce à área de estocagem 16.500 m2.

*   2 terminais de uso privativo:

*   ICOMI: 270 m de cais, profundidade mínima de 10 m, operando na exportação de minério de manganês da Serra do Navio.

*   TEXACO: 120 m de cais, profundidade mínima de 10 m, movimentando   combustíveis.

 

 

ESTADO  DO  AMAPÁ

MOVIMENTAÇÃO  DE  CARGAS  NO  PORTO  DE  MACAPÁ

 

                                                                                                                                                                          Em t

 

 

    ANO

 

EMBARQUE

 

 

DESEMBARQUE

 

 

 

TOTAL

 

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

 

 

1993

1994

1995

1996

1997

1998

 

401.190

623.823

867.928

1.408.593

1303.450

940.020

 

4.865

1.461

179

327

30

-

 

 

18.420

716

62

5

3.044

1.566

 

424.475

626.000

868.169

1.408.925

1.306.524

941.586

 

-

-

8.157

39.608

16.850

21.000

 

-

-

-

-

-

-

 

6.625

17.491

17.835

7.561

8.535

5.400

 

 

6.625

17.491

25.992

47.169

25.385

26.400

 

 

431.100

643.491

894.161

1.456.094

1.331.909

967.986

 

          FONTE: Anuário Estatístico Portuário - 1998.

 

 

INVESTIMENTOS PREVISTOS NO PPA 2000 A 2003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AUTORIDADES

 

 

 

GOVERNO    ESTADUAL

 

 

 

GOVERNADOR: JOÃO ALBERTO RODRIGUES CAPIBERIBE

ENDEREÇO: Palácio do Setentrião - Rua General Rondon, 259

CEP: 68.906-130

Telefones: (096) 212-1100 / 212-1101

 

 

VICE-GOVERNADOR: MARIA DALVA DE SOUSA FIGUEIREDO

Telefone: (096) 212-1159 / 212-1139

 

 

SECRETÁRIO DE INFRA-ESTRUTURA: JOÃO HENRIQUE RODRIGUES PIMENTEL

Telefones: (096) 212-7100 212-7101 / 212-7102

 

 

 

GOVERNO    MUNICIPAL

 

 

 

PREFEITO: ANNIBAL BARCELLOS

ENDEREÇO: Palácio 31 de março, Av. FAB nº 840

CEP: 68.900-030

Telefones: (096) 213-1001 / 213-1015 / 213-1017 - FAX: 213-1010

 

 

 

REPRESENTAÇÃO    NO    CONGRESSO    NACIONAL

 

PARLAMENTAR

LEGENDA

TELEFONE (*)

 

 

 

 

SENADORES

 

 

 

 

Gilvam Borges

PMDB

311-2151 / 311-3431

José Sarney    

PMDB

311-3430 / 311-3431

Sebastião Rocha

PDT

311-2241 / 311-2247

 

 

 

 

DEPUTADOS

 

 

 

 

Antonio Feijão

PST

318-5738

Badu Picanço

PSDB

318-5733

Benedito Dias

PPB

318-5574

Eduardo Seabra

PTB

318-5303

Evandro Milhomen

PSB

318-5571

Fátima Pelaes    

PSDB

318-5203

Jurandil Juarez

PMDB

318-5383

Sérgio Barcellos    

PFL

318-5301

       (*) DDD (61) Brasília.