TRANSPORTES NO
CEARÁ |
|
O ESTADO . . . |
CAPITAL |
FORTALEZA |
|
ÁREA |
146.348 km2 |
|
POPULAÇÃO |
7.106.605 hab. |
|
PRINCIPAIS CIDADES |
Fortaleza Caucaia Juaz. do Norte Maracanaú Sobral Crato |
2.097.757 hab. 238.738 hab. 199.636 hab. 162.022 hab. 146.005 hab. 98.965 hab. |
FONTE: IBGE - Fundação
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 1999.
. . . E SUA ECONOMIA |
PRODUTOS
AGRÍCOLAS (Em 103 t/ano) |
Cana-de-açúcar Mandioca Milho Feijão |
1.950,0 521,1 439,7 191,4 |
PRODUTOS
MINERAIS (Em 103 t/ano) |
Ferro |
4,1 |
PECUÁRIA E CRIAÇÃO (milhões
de cabeças) |
Aves Bovinos Ovinos Suínos Caprinos |
21,2 2,4 1,7 1,1 0,8 |
PRINCIPAIS
INDÚSTRIAS |
Têxtil, Calçados,
Vestuário, Alimentícia e Metalúrgica. |
|
Participação no PIB Nacional |
1,82% |
Dados
de 1998.
O estado do Ceará
possui um sistema de transporte que abrange rodovias, ferrovias e o porto
marítimo de Fortaleza.
O subsetor rodoviário
liga as principais cidades à sua capital Fortaleza e ao restante do país,
contando com 50.209 km de
rodovias, dos quais
2.313 km são federais,
9.343 km são estaduais e 38.553
km são municipais. Do total, cerca de 6.270
km são pavimentados.
O subsetor
ferroviário apresenta uma extensão de
1.431 km. A malha ferroviária cearense compõe-se de
dois eixos (linha tronco norte, que liga Fortaleza aos estados do Piauí e Maranhão e linha tronco sul, que liga Fortaleza à Paraíba) além dos ramais do Crato e Mucuripe.
O porto de
Fortaleza, sob a gestão da Companhia Docas do Ceará - CDC, está localizado na
zona leste da cidade e já privatizou toda a operação portuária.
O Ceará caracteriza-se
pela convergência da malha rodoviária para a capital, com poucas alternativas
de ligações diretas entre as demais regiões do Estado, conferindo às rodovias
transversais BR-226 e BR-230 grande importância funcional.
A BR-226, por
exemplo, constitui-se em um anel central, que interliga as BR-116, BR-122,
CE-060, BR-020, BR-403 e BR-404. Além disto, promove a interligação com os
estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
As rodovias BR-116,
ligando Fortaleza ao sul do país pelo interior; BR-222, ligando Fortaleza ao
norte; e BR-020, ligando Fortaleza a Brasília, via Piauí, respondem pelos
maiores volumes de tráfego de cargas rodoviárias.
A conservação da
malha sob jurisdição do Estado é de competência do Departamento de Estradas de
Rodagem e Transportes - DERT.
As principais
rodovias estaduais são: CE-060, que liga Fortaleza a Cariri, no sul do Estado;
CE-187, que liga Viçosa do Ceará a Campos Sales no extremo sul; CE-040, que
serve ao turismo no litoral, entre Fortaleza e Aracati; CE's-292/293, que ligam
a BR-116 à BR-230.
As
CE's-265/456/257/362 são conhecidas como anel central, formando, em conjunto,
uma rota que cruza todo o Estado,
conectando importantes troncos rodoviários como a BR-116,
CE-060, BR-020 e BR-222.
O Ministério dos
Transportes implantou o “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários” com o
objetivo de revitalizar os principais eixos rodoviários da Malha Federal, sob
jurisdição do Governo Federal, responsáveis pelos maiores fluxos de carga e
passageiros no País. O valor previsto para o programa, em 1999, foi de R$ 42
milhões, com extensão da malha a ser atingida de 15.771 km.
No estado do Ceará
foram aplicados no programa, em 1999, R$ 2,2 milhões nos seguintes trechos:
BR-116 - Fortaleza -
Div. CE/PE, com 547 km de extensão.
BR-222 - Fortaleza -
Div. CE/PI, com 349 km de.
BR-304 - Entr.
BR-116 - Div. CE/RN, com 102 km de extensão.
Foi realizado,
também, o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar
imediatamente todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não
atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.
O valor previsto
para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões, sendo R$ 38,1 milhões para
conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.
No estado do Ceará
foram aplicados recursos de R$ 2,0 milhões nos contratos de conservação e R$
2,4 milhões nos contratos de restauração.
O Ministério dos
Transportes pretende iniciar em setembro o “Programa
Integrado de Recuperação e Conservação da
Rede de Rodovias Federais - CREMA.
Este programa objetiva a execução, por um período de 5 anos, de serviços de recuperação e manutenção em um conjunto de trechos de rodovias federais, envolvendo segmentos em bom estado e trechos em condições estruturais ou funcionais deficientes.
A 1ª etapa do
programa contemplará 5.793km de rodovias federais e estima-se a aplicação de
recursos da ordem de US$ 230 milhões.
No estado do Ceará
constam da 2ª etapa do programa os trechos:
BR-222 / BR-116 /
BR-304 - Div. PI/CE a Fortaleza, ao Entr. BR-116, à Div. CE/RN, com 596 km de
extensão.
BR-116 - Div. PE/CE
ao Entr. BR-304, com 434 km de extensão.
Em Km
JURISDIÇÃO/ SITUAÇÃO |
FEDERAL (DNER) |
% |
ESTADUAL |
% |
ESTADUAL TRANSIT. |
% |
MUNICIPAL |
% |
TOTAL (CE) (A) |
TOTAL BRASIL (B) |
A/B (%) |
PAVIMENTADA |
2.065,7 |
89,3 |
3.575,7 |
41,4 |
607,2 |
86,6 |
373,1 |
1,0 |
6.621,7 |
164.247,0 |
4,0 |
NÃO PAVIMENTADA |
147,5 |
6,4 |
5.002,3 |
57,9 |
94,2 |
13,4 |
38.179,5 |
99,0 |
43.423,5 |
1.548.905,5 |
2,8 |
EM PAVIMENTAÇÃO |
100,2 |
4,3 |
63,7 |
0,7 |
- |
- |
- |
- |
163,9 |
10.130,0 |
1,6 |
SUBTOTAL |
2.313,4 |
100 |
8.641,7 |
100 |
701,4 |
100 |
38.552,6 |
100 |
50.209,1 |
1.723.282,5 |
2,9 |
EM IMPLANTAÇÃO |
80,9 |
84,0 |
- |
- |
164,9 |
1.641,9 |
10,4 |
||||
PLANEJADA |
401,0 |
785,6 |
- |
336,0 |
1.522,6 |
151.243,5 |
1,0 |
||||
TOTAL |
2.795,3 |
9.511,3 |
701,4 |
38.888,6 |
51.896,6 |
1.876.167,9 |
2,8 |
FONTE: DNER - 1999.
OBS:
Rodovias Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos
traçados coincidem com diretrizes de
rodovias federais planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.
TRANSPORTE FERROVIÁRIO |
O sistema
ferroviário do Ceará é, hoje, operado pela Companhia Ferroviária do Nordeste -
CFN.
A Companhia
Ferroviária do Nordeste foi vencedora do leilão de privatização, ocorrido no 2º
semestre/97, da antiga Malha Nordeste da Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA,
abrangendo as antigas SR-1 (Recife), SR-11 (Fortaleza) e SR-12 (São Luís).
A concessionária
iniciou a operação da malha localizada
nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco
e Alagoas em janeiro/98.
A
malha ferroviária do Ceará reveste-se
de grande importância, uma vez que permite a interligação e o abastecimento, a partir
do Porto de Fortaleza, das principais cidades do Estado e de Teresina, capital
do Piauí.
Tanto
pela sua extensão, quanto pelo seu traçado, atende grande número de municípios no Estado, constatando-se no entanto,
falta de uma ligação transversal, pois cargas provenientes da região norte com
destino ao sul do Estado ou outras regiões do nordeste, têm que passar por
Fortaleza.
Essa
ligação, Crateús - Piquet Carneiro, faz parte da futura Ferrovia
Transnordestina que integrará toda a malha ferroviária regional, proporcionando
reduções significativas de distâncias
e, conseqüentemente, de custos de transporte.
Entre
os diferentes produtos transportados
pela ferrovia destacam-se: derivados de petróleo, ferro gusa, cimento e gesso.
Os
derivados de petróleo transportados para Teresina, Crato, Juazeiro do Norte e
Sobral são responsáveis pelo maior volume de carga transportada. Contudo, a
participação do modal ferroviário no total de cargas transportadas no Estado
ainda é pouco expressiva.
Os
problemas principais, na operação, são causados pela deterioração da
infra-estrutura e da superestrutura, provocada principalmente pela ausência de
investimentos em manutenção e modernização. Mesmo assim, o Ceará possui os
melhores índices operacionais do nordeste.
A CFN
movimentou em 1999, 728 mil TKU, transportando cimento, álcool, derivados de
petróleo e milho.
O transporte
ferroviário metropolitano de passageiros é, hoje, gerenciado e operado pela
Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU e chega a transportar até 27.000 passageiros por dia, nas
linhas tronco sul (Fortaleza - Pacatuba)
e tronco norte (Fortaleza - Caucaia).
A Superintendência
de Trens Urbanos de Fortaleza é responsável por 46 km de via em bitola métrica,
não eletrificada, por onde os trens trafegam em via única na maior parte dos
trechos, compartilhando a linha com os trens de carga.
O Ministério dos
Transportes, em decorrência da nova ordem institucional estabelecida pela
Constituição de 1988, está transferindo, às jurisdições locais, a exploração
dos serviços operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, nas
principais regiões metropolitanas brasileiras, mediante prévia recuperação.
O Projeto de Descentralização dos Trens Urbanos de Fortaleza envolve recursos, num primeiro estágio, de US$ 329 milhões, sendo US$ 268 milhões financiados pelo EXIMBANK e US$ 61 milhões de recursos complementares da União e do estado do Ceará. O contrato de financiamento foi assinado em abril de 1997 e o prazo de execução das obras do projeto é de 30 meses.
Está previsto um
segundo estágio de US$ 182 milhões, que complementa o estágio anterior e se
encontra em fase de estudos pelo BIRD para concessão de financiamento.
A Descentralização
dos Trens Urbanos de Fortaleza estabelece intervenções físicas e institucionais
objetivando capacitar o sistema para o transporte de 185.000 passageiros/dia em
seu 1º estágio e de 290.000 passageiros/dia no final do 2º estágio.
Emitido em junho/99
parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado do Ceará, sobre o Protoloco e
justificativa da cisão da CBTU, com incorporação de parte de seu patrimônio ao
METROFOR.
Foi constituído
Grupo de Trabalho para promover a regularização de pendências patrimoniais
visando a estadualização da SETU/FOR.
O estado do Ceará
recebeu instrumentos da União no valor de U$ 49,7 mil, em 1999, para implantação do Sistema de
Fortaleza.
CARACTERÍSTICAS
GERAIS DO SISTEMA
COMPANHIA BRASILEIRA DE
TRENS URBANOS - CBTU
Superintendência de Transportes Urbanos de Fortaleza - STU/FOR
TRECHO |
CAUCAIA-FORTALEZA-PACATUBA |
EXTENSÃO |
46 km não eletrificados |
NÚMERO DE ESTAÇÕES |
2 |
PASS. TRANSPORTADOS/DIA |
26.958 |
FROTA
EXISTENTE |
Locomotivas - 8 Carros - 43 |
NÚMERO
DE EMPREGADOS |
336 |
Fonte:
Relatório de Administração - 1999 / CBTU.
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS
DISCRIMINAÇÃO |
1995 |
1996 |
1997 |
1998 |
1999 |
Pass.
X 103 |
7.689 |
7.784 |
7.750 |
7.230 |
7.931 |
Pass.
Km x 103 |
n.d. |
n.d. |
n.d. |
n.d. |
121.101 |
|
|
|
|
|
|
Fonte:
Relatório de Administração - 1999/ CBTU.
O porto de Fortaleza
é administrado pela Companhia Docas do Ceará - CDC.
A CDC, dentro do
Programa de Modernização dos Portos, já arrendou 107.400 m2.
e prevê-se, em médio prazo, o arrendamento de mais 216.060m2.
Cabe destacar que o Programa
“Brasil em Ação” do Governo Federal contemplou o projeto “Porto de Pecém” que
está orçado em R$ 220 milhões, sendo R$ 200 milhões de aporte financeiro da
União e R$ 20 milhões do governo do Estado do Ceará.
Este projeto tem por
objetivo dotar o Estado do Ceará de um núcleo de atividades industriais
integrados, permitindo maior interação regional, contribuindo para a redução do
desemprego e fixação da população em seus municípios de origem.
O porto de Pecém foi
concebido para propiciar operações portuárias
eficientes, com tarifas
competitivas, acessos rodoviários e
ferroviários livres. Será do tipo “off-shore” ou seja, afastado da praia, de
modo a minimizar eventuais efeitos sobre a linha do litoral.
Constam do projeto
geral, a construção de uma ponte de acesso, dois piers de atracação e um
quebra-mar de proteção.
O empreendimento
encontra-se com 74% das obras executadas, estando concluídos: a rodovia de
acesso com 21 km, dois armazéns, prédios dos órgãos federais e estaduais,
castelo d’água e linha de transmissão 69KV - Caiuípe/Pecém/Porto, obras civis
das subestações Pecém/Porto, 2 dolfins de amarração (pier 2) e a ponte de
acesso até o pier 1.
Encontram-se em
andamento as demais obras/serviços “off-shore” e “on shore”, ferrovia de acesso,
adução de água e a montagem de equipamentos das subestações.
Em 1999 foram
aplicados recursos da União no montante de R$ 53,8 milhões.
O término da obra
está previsto para dezembro/2000.
Administração |
É feita pela Companhia Docas
do Ceará - CDC.
Localização |
Situa-se na Enseada de
Mucuripe, na zona leste da cidade de Fortaleza.
Área de Influência |
Engloba todo o estado do
Ceará, o leste do Pará e oeste do Rio Grande do Norte.
Acessos |
l Rodoviário: BR - 020,
BR - 116, BR - 222, CE - 060 e CE - 065.
l Ferroviário: Ramal da
Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN.
l Marítimo: A barra de
entrada tem 100m de largura e profundidade de 11m, e o canal de acesso, com
extensão de 1,5 km, possui largura variável entre 80m e 100m e profundidade de
10m.
Instalações |
· Um cais comercial de 1.050m de comprimento, com 5 berços, de
profundidades entre 3m e 10m.
· 5 armazéns com 6.000m² cada, e 11 pátios descobertos.
· Um píer petroleiro com 2 berços de 90m de extensão e profundidade
de 11m.
|
Em 1000 t
ANO |
EMBARQUE |
DESEMBARQUE |
TOTAL |
||||||
|
GRANÉIS SÓLIDOS |
GRANÉIS LÍQUIDOS |
CARGA GERAL |
SUB- TOTAL |
GRANÉIS SÓLIDOS |
GRANÉIS LÍQUIDOS |
CARGA GERAL |
SUB- TOTAL |
|
1993 1994 1995 1996 1997 1998 |
6,8 5,1 2,0 - - - |
79,5 102,7 89,1 62,9 110,5 89,4 |
136,0 126,9 120,7 117,4 125,0 197,6 |
222,3 234,7 211,8 180,3 235,5 287,0 |
752,8 749,1 910,9 795,7 736,2 1.086,0 |
1.484,2 1.539,4 1.673,6 1.749,8 1.725,3 1.641,6 |
240,2 257,0 261,0 365,4 442,8 412,3 |
2.477,2 2.545,5 2.845.5 2.910,9 2.904,3 3.130,9 |
2.699,5 2.680,2 3.057,3 3.091,2 3.139,8 3.426,9 |
FONTE: Anuário Estatístico Portuário - 1998.
GOVERNO
ESTADUAL |
GOVERNADOR: TASSO RIBEIRO JEREISSATI
Centro Administrativo Gov.
Virgílio Távora - Cambeba - Messejana
CEP: 60.839-900
Telefones: (085) 277-5200 -
FAX: (085) 218-1066
VICE-GOVERNADOR: BENEDITO CLAYTON VERAS ALCÂNTARA
Telefones : (085) 218-1211 -
218-1222 - FAX: (085) 218-1272
SECRETÁRIO DE TRANSPORTES, energia, comunicação e OBRAS:
FRANCISCO
DE QUEIROZ MAIA JÚNIOR
Telefones: (O85) 218-1271 /
218-1237 - FAX: (085) 218-1083 / 218-1203
GOVERNO
MUNICIPAL |
PREFEITO: JURACY VIEIRA DE MAGALHÃES
Rua São José, nº 01 - Praça
da Sé
Telefones: (085) 255-8354
-255-8300 / 255-8321 - FAX: 225-8317
REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL |
||||
|
|
|
|
|
|
PARLAMENTAR |
LEGENDA |
TELEFONE (*) |
|
|
|
|
|
|
|
|
SENADORES |
|
|
|
|
|
|
|
|
Lúcio Alcântara |
PSDB |
311-2301 / 311-2307 |
|
|
Luiz Pontes |
PSDB |
311-3242 / 311-3243 |
|
|
Sérgio Machado |
PSDB |
311-2281 / 311-2287 |
|
|
|
|
|
|
|
|
DEPUTADOS |
|
|
|
|
|
|
|
|
Adolfo Marinho |
PSDB |
318-5280 |
|
|
Almeida de Jesus |
PL |
318-5613 |
|
|
Aníbal Gomes |
PMDB |
318-5731 |
|
|
Antonio
Cambraia |
PSDB |
318-5658 |
|
|
Arnon
Bezerra |
PSDB |
318-5413 |
|
|
Chiquinho Feitosa |
PSDB |
318-5708 |
|
|
Eunício Oliveira |
PMDB |
318-5441 |
|
|
Inácio Arruda |
PC do B |
318-5582 |
|
|
José Linhares |
PPB |
318-5860 |
|
|
José Pimentel |
PT |
318-5281 |
|
|
Léo Alcântara |
PSDB |
318-5726 |
|
|
Manoel Salviano |
PSDB |
318-5923 |
|
|
Mauro Benevides |
PMDB |
318-5210 |
|
|
Moroni Torgan |
PSDB |
318-5445 |
|
|
Nelson Otoch |
PSDB |
318-5536 |
|
|
Pinheiro Landim |
PMDB |
318-5636 |
|
|
Raimundo Gomes de Matos |
PSDB |
318-5725 |
|
|
Rommel Feijó |
PSDB |
318-5506 |
|
|
Sérgio Novais |
PSB |
318-5356 |
|
|
Ubiratan
Aguiar |
PSDB |
318-5505 |
|
|
Vicente Arruda |
PSDB |
318-5603 |
|
(*) DDD (61) Brasília.