TRANSPORTES  NO MARANHÃO
Maio/2000

 

 

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ASPECTOS   GERAIS

 

 

O   ESTADO . . .

 

 

CAPITAL

 

 

SÃO LUÍS

 

ÁREA

 

 

333.365,6 km2

 

 

POPULAÇÃO

 

 

5.418.349 hab.

 

 

PRINCIPAIS CIDADES

 

 

 

São Luís

Imperatriz

Caxias

Timom

 

837.588 hab.

224.564 hab.

133.980 hab.

125.812 hab.

FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 1999.

 

 

 

. . .  E   SUA   ECONOMIA

 

 

 

PRODUTOS  AGRÍCOLAS

(Em  103  t/ano)

 

 

 

 

Cana-de-açúcar

Mandioca

Arroz

Soja

Milho

 

830

826

637

409

239

 

PRODUTO  MINERAL

(Em  kg/ano)

 

Ouro

 

 

17,0

 

PECUÁRIA

(milhares  de  cabeças)

 

 

Bovinos

Suínos

 

 

3.901

1.883

 

PRINCIPAIS  INDÚSTRIAS

 

 

Metalurgia, alimentícia e madeireira.

 

 

Participação no PIB Nacional

0,98%

Dados de 1998

 

O    SISTEMA    DE    TRANSPORTES

 

No Maranhão, o subsistema rodoviário desempenha papel de grande importância no apoio às atividades econômicas.

 

O Maranhão possui 53.001 km de estradas, dos quais apenas 4.926 km são pavimentados.

 

Quanto ao transporte ferroviário, a Estrada de  Ferro Carajás - EFC corta o Estado, ligando a Serra de Carajás, no estado do Pará, ao porto de Ponta da Madeira, em São Luís.

 

O trecho já concluído e em operação da Ferrovia Norte-Sul conecta a EFC a Estreito, numa extensão de        215 km.

 

Através da Companhia Ferroviária do Nordeste, São Luís liga-se a Teresina e às demais capitais do Nordeste.

 

O estado do Maranhão conta com dois importantes portos marítimos, Itaqui e Ponta da Madeira, este último voltado para a exportação de minério de ferro proveniente da Serra de Carajás, no Pará.

 

No Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias o porto de Itaqui já arrendou 10 lotes com 107 mil m2 e prevê o arrendamento a médio prazo de 6 lotes com 70 mil m2.

 

Em relação às hidrovias, os rios do Maranhão pertencem à bacia do Nordeste, formada principalmente por três grandes rios: o Mearim, o Pindaré e o Grajaú.

 

Não existem portos organizados

ao longo dos rios e o transporte é incipiente, sendo realizado por pequenas embarcações de, no máximo, 5 toneladas, que servem, principalmente, às populações ribeirinhas no transporte de sua produção, alguns insumos básicos e passageiros.

 

O rio Tocantins, que passa a noroeste do Estado, apresenta trechos de corredeiras e ressente-se com a falta de eclusa em Tucuruí, não sendo, portanto, utilizado para a navegação.

 

Em 15/6/98 foram assinadas as ordens de serviço para a retomada das obras das duas eclusas de Tucuruí.

 

As eclusas previstas para serem inauguradas em 2002 vão abrir um corredor de 1,5 mil km na hidrovia Araguaia-Tocantins, permitindo a navegação desde Nova Xavantina(MT) e Aruanã(GO) até Barbacena(PA). A previsão é de que o custo do frete dos produtos agrícolas do Centro-Oeste baixe de US$ 50 para US$ 10.

 

 

O    TRANSPORTE    RODOVIÁRIO

 

Dos 53.001 km de rodovias do Maranhão, 3.464 km  são  federais,     5.161 km  são  estaduais  e  44.376 km municipais.

 

As principais rodovias federais são as BRs 010, 135, 222, 226, 230 e 316.

 

A BR-010, Belém - Brasília, que liga o Maranhão ao Sul do país, encontra-se em condições regulares.

 

A BR-135 liga São Luís ao sul do Piauí. A BR-222, que atravessa o Estado ligando Açailândia (Entr. BR-010) ao nordeste do Maranhão, encontra-se com o trânsito precário em vários trechos. 

 

A BR-226 atravessa o Estado de Porto Franco, divisa com o estado de Tocantins até Timon, na divisa com o Piauí.

 

A BR-230 atravessa o sul do Estado e a BR-316 corta o Maranhão de leste a oeste, desde Timon (divisa MA/PI) até a divisa MA/PA. Esta rodovia, que liga o Maranhão a Belém (PA) e a Teresina (PI), encontra-se com trânsito regular, pista com defeitos ao longo do trecho e sinalização deficiente.

 

O Ministério dos Transportes implantou o “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários” com o objetivo de revitalizar os principais eixos rodoviários da Malha Federal, sob jurisdição do Governo Federal, responsáveis pelos maiores fluxos de carga e passageiros no País. O valor previsto para o programa em 1999 foi de R$ 42 milhões, com extensão da malha a ser atingida de 15.771 km.

 

No estado do Maranhão foram aplicados no programa em 1999 R$ 4,3 milhões nos seguintes trechos:

 

*   BR-010 - Entr. BR-226 à Div. MA/PA, com 250 km de extensão.

 

*   BR-135 - Acesso Aeroporto Tiririacau ao Entr. BR-316, com 224 km de extensão.

*   BR-222 - Entr. BR-135 ao Entr. BR-010, com 463 km de extensão.

*   BR-316 - Div. PA/MA - Div. MA/PI com 620 km de extensão.

 

Foi realizado também o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar imediatamente todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.

 

O valor previsto para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões sendo R$ 38,1 milhões para conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.

 

No estado do Maranhão foram aplicados recursos de R$ 1,1 milhão, nos contratos de conservação e R$ 3,8 milhões, nos contratos de restauração.

 

O Ministério dos Transportes pretende iniciar em setembro o Programa Integrado de Recuperação e Conservação da Rede de Rodovias Federais - CREMA.

 

Este programa objetiva a execução, por um período de 5 anos, de serviços de recuperação e manutenção em um conjunto de trechos de rodovias federais, envolvendo segmentos em bom estado e trechos em condições estruturais ou funcionais deficientes.

 

A 1ª etapa do programa contemplará 5.793 km de rodovias federais e estima-se a aplicação de recursos da ordem de US$ 230 milhões.

 

No estado do Maranhão constam do programa os trechos:

 

*   BR-010 - Entr. BR-226 (Estreito) à Div. MA/PA com 250 km de extensão.

 

*   BR-316 - Div. PA/MA ao entr.MA-008 com 320 km de extensão.

 

*   BR-316 -  Entr. MA-008 à Div. MA/PI, com 300 km de extensão.

 

*   BR-135 - São Luis ao entr. BR 316 com 206 km de extensão.

 

 

ESTADO  DO  MARANHÃO

MALHA  RODOVIÁRIA

Em  Km

 

JURISDIÇÃO/

SITUAÇÃO

 

FEDERAL

(DNER)

 

%

 

 

ESTADUAL

 

%

 

ESTADUAL

TRANSIT.

 

%

 

MUNICIPAL

 

%

 

TOTAL

(MA)

(A)

 

TOTAL

BRASIL

(B)

 

A/B

(%)

 

PAVIMENTADA

 

 

2.921,8

 

84,3

 

2.000,9

 

40,3

 

3,0

 

1,5

 

-

 

-

 

4.925,7

 

164.247,0

 

2,9

NÃO

PAVIMENTADA

 

 

215,9

 

 

6,2

 

2.966,9

 

59,7

 

191,0

 

98,5

 

44.376,0

 

100

 

47.749,8

 

1.548.905,5

 

3,0

EM

PAVIMENTAÇÃO

 

 

326,3

 

9,5

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

-

 

326,3

 

10.130,0

 

3,2

 

SUBTOTAL

 

 

3.464,0

 

100

 

4.967,8

 

100

 

194,0

 

100

 

44.376,0

 

100

 

53.001,8

 

1.723.282,5

 

3,0

EM

IMPLANTAÇÃO

 

 

-

 

 

232,0

 

-

 

-

 

232,0

 

1.641,9

 

14,1

 

PLANEJADA

 

 

597,3

 

 

2.788,0

 

-

 

-

 

3.385,3

 

151.243,5

 

2,2

TOTAL

4.061,3

7.987,8

194,0

44.376,0

56.619,1

1.876.167,9

3,0

FONTE: DNER - 1999.

OBS: Rodovias Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos traçados  coincidem  com  diretrizes    de           rodovias federais planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.

 

O   TRANSPORTE   FERROVIÁRIO   DE   CARGA

 

O sistema ferroviário do Maranhão conta com 1.365 km, sendo  809 km da Estrada de Ferro Carajás,      215 km da Ferrovia Norte - Sul e 459 km da Companhia Ferroviária do Nordeste.

 

 

Estrada de Ferro Carajás

 

A Companhia Vale do Rio Doce - CVRD iniciou, em meados dos anos 70, a implantação do Projeto Ferro Carajás, um sistema mina-ferrovia-porto, que em 1994 respondeu pela produção de 39,5 milhões de toneladas de minério de ferro.

 

A Estrada de Ferro Carajás, com uma extensão total 1.076 km e bitola de 1,60 m, funciona em perfeitas condições operacionais atendendo aos requisitos para os quais foi projetada.

 

A geometria da via e as soluções técnicas conceituadas enquadram a ferrovia nos melhores padrões técnicos existentes para transporte de minério. A Estrada de Ferro Carajás caracteriza-se pela ausência de túneis e reduzido número de obras-de-arte (apenas           63 pontes e viadutos que, juntos, totalizam 11,3 km).

 

A ferrovia leva o minério ao terminal marítimo de Ponta da Madeira em São Luís do Maranhão, onde podem aportar navios com capacidade para até 360 mil toneladas. Um trecho da EFC, de 514 km, entre Açailândia e Ponta da Madeira é utilizado no transporte dos grãos produzidos no sul do estado do Maranhão.

 

Além de movimentar 2 milhões de toneladas entre grãos agrícolas, combustível, veículos e calcário, a ferrovia transporta, ainda, 600 mil passageiros por ano.

 

 

Ferrovia Norte - Sul

 

Pertencente à Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e operada pela Estrada de Ferro Carajás, a Ferrovia Norte-Sul  ligará Açailândia(MA) a Goiânia(GO). O primeiro trecho, Açailândia - Imperatriz(MA), de 95 km de extensão, encontra-se em operação regular para cargas e passageiros, mediante convênio com a Estrada de Ferro Carajás.

 

Contemplada no Programa “Brasil em Ação” do Governo Federal, a construção do trecho entre Imperatriz e Estreito(MA), na divisa com Tocantins, com 120 km de extensão, foi concluído em 1999.

 

O projeto, inserido no Eixo de Transporte Multimodal Centro-Norte, objetiva desenvolver e implementar, em cooperação público-privada, um eixo multimodal de transportes entre as regiões Norte e Sul do país que constitua uma alternativa mais econômica para os fluxos de longa distância hoje existentes. Será uma alternativa logística mais competitiva para exportações.

 

No âmbito do Programa de Privatização do Governo Federal, prevê-se, ainda para este ano, a privatização da Norte-Sul.

 

 

 

Companhia Ferroviária do Nordeste

 

A Companhia Ferroviária do Nordeste opera a Malha Nordeste da Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA, abrangendo as antigas SR-1 (Recife), SR-11 (Fortaleza) e SR-12 (São Luís), ferrovia localizada nos Estados do Maranhão, Piauí,  Ceará,   Rio    Grande    do    Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A concessionária iniciou suas operações em 01/01/98.

 

A CFN transportou em 1999, 788,8 mil TKU de mercadoria, entre elas: cimento, álcool, derivados de petróleo, etc. A companhia investiu R$ 118,79 mil em 1999 e prevê investimentos de         R$ 7,25 para o ano 2000.

 

 

 

PORTO  DE  ITAQUI

 

 

Administração

 

É realizada pela Companhia Docas do Maranhão - CODOMAR.

 

Localização

 

Está localizado na Baía de São Marcos, no município de São Luís - Maranhão.

 

Área de Influência

 

Estados do Maranhão e Tocantins, sudoeste do Pará, norte de Goiás e o nordeste do Mato Grosso.

 

Acessos

 

§   Rodoviário: BR-135, entroncamento com a BR-222 a 95 km de Itaqui.

§   Ferroviário: Ramal Piçarra - Itaqui, com 17 km de extensão, da Malha Nordeste e Estrada de Ferro Carajás, unindo a região do projeto Grande Carajás, no sudeste do Pará, ao Terminal de Ponta da Madeira.

§   Fluvial: Através dos rios Mearim, Pindaré e Grajaú.

§   Marítimo: O canal de acesso oferece profundidade mínima de 27 metros e largura variando de 500 a 1.800 metros

 

Instalações

 

·   3 locais para atracação numa extensão contínua de 710 m, com profundidade de 8 a 10 m, formando os cais norte, centro e sul.

·   1 armazém para carga geral com capacidade de 6.000 toneladas e área de 7.500 m2, além de 1 pátio descoberto com 27.000 m2.

·   3 silos, sendo 2 verticais e 1 horizontal, para grãos, com capacidade de 28 toneladas.

·   28 tanques para depósito de combustível, perfazendo 81.000 toneladas.

·   A Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, conta com instalações próprias ao lado do porto, para movimentação de suas cargas em navios de grande porte (predominantemente minério de ferro), localizados na Ponta da Madeira.

·   A CVRD arrendou e efetuou investimentos na ponta de acesso ao píer de petroleiros em construção, adaptando-o com reforços estruturais para transformar num terminal para exportação de granéis sólidos (minério para navios de menor porte e futuramente grãos).

·   Próximo ao porto de Itaqui existe o terminal de uso privativo da ALUMAR para recebimento de insumos (bauxita, carvão, coque, etc.) na fabricação e exportação de alumina.

 

 

 

ESTADO   DO   MARANHÃO

MOVIMENTAÇÃO  DE  CARGAS  NO  PORTO  DE  ITAQUI

 

 

Em 1000 t

 

 

ANO

 

EMBARQUE

 

 

DESEMBARQUE

 

 

 

TOTAL

 

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

 

 

1993

1994

1995

1996

1997

1998

 

35.405,3

38.363,8

45.346,5

41.999,3

43.468,9

43.812,8

 

-

-

213,0

1.196,1

1.412,6

1.668,4

 

300,3

349,5

287,9

305,7

285,2

212,2

 

35.705,6

38.713,3

45.847,4

43.501,1

45.168,7

45.693,5

 

2.840,5

2.991,5

3.098,4

3.298,7

3.162,7

3.117,3

 

1.095,2

1.188,2

1.824,2

2.634,8

2.890,7

3.465,9

 

37,2

27,9

72,7

34,2

50,7

26,6

 

3.972,9

4.207,6

4.995,3

5.967,7

6.104,

6.609,8

 

39.678,5

42.920,9

50.842,7

49.468,8

51.272,8

52.303,3

FONTE: Anuário Estatístico Portuário - 1998.

 

 

 

INVESTIMENTOS PREVISTOS NO PPA 2000 A 2003


 

AUTORIDADES

 

 

 

GOVERNO    ESTADUAL





GOVERNADORA: ROSEANA SARNEY MURAD

Palácio Henrique de La Roque Almeida - Av. Gerônimo de Albuquerque, s/nº - Calhau

CEP: 65.051-200

Telefones: (098) 235-2920 / 235-2878

 

 

 

VICE-GOVERNADOR: JOSÉ REINALDO TAVARES

Telefone: (098) 235-5005

 

 

 

SECRETÁRIO DE INFRA-ESTRUTURA: RICARDO LAENDER PERES

Telefones: (098) 235-4763 / 235-2561

 

 

 

 

GOVERNO    MUNICIPAL

 

 

 

PREFEITO: JACKSON KLEPER LAGO

Av. Pedro II, s/n - Centro

CEP: 65.010-904

Telefone: (098) 232-0820

 

 

 

 


REPRESENTAÇÃO    NO    CONGRESSO    NACIONAL

 

PARLAMENTAR

LEGENDA

TELEFONE (*)

 

 

 

 

SENADORES

 

 

 

 

Bello Parga

PFL

311-3069 / 311-3072

Edison Lobão

PFL

311-2311 / 311-2317

José Alberto Souza

PMDB

311-4073 / 311-4074

 

 

 

 

DEPUTADOS

 

 

 

 

Albérico Filho

PMDB

318-5740

Antonio Joaquim Araújo

PPB

318-5202

César Bandeira    

PFL

318-5502

Costa Ferreira    

PFL

318-5852

Eliseu Moura

PPB

318-5217

Francisco Coelho

PFL

318-5225

Gastão Vieira

PMDB

318-5554

João Castelo

PSDB

318-5654

José Antonio Almeida

PSB

318-5710

Mauro Fecury    

PFL

318-5935

Neiva Moreira    

PDT

318-5826

Nice Lobão

PFL

318-5215

Pedro Fernandes

PFL

318-5814

Pedro Novais

PMDB

318-5813

Remi Trinta

PST

318-5543

Roberto Rocha

PSDB

318-5529

Sebastião Madeira

PSDB

318-5405

(*) DDD (61) Brasília.