TRANSPORTES EM MINAS
GERAIS |
O ESTADO . . .
CAPITAL |
BELO
HORIZONTE |
|
ÁREA |
588.383,6
km2 |
|
POPULAÇÃO |
17.295.955
hab. |
|
PRINCIPAIS
CIDADES |
Belo Horizonte Contagem Uberlândia Juiz de Fora Betim Montes Claros Uberaba |
2.139.125 hab. 520.801 hab. 487.222 hab. 450.288 hab. 302.108 hab. 286.058 hab. 249.225 hab. |
FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -
1999.
. .
. E SUA ECONOMIA
PRODUTOS
AGRÍCOLAS (Em 103 t/ano) |
Cana-de-açúcar Milho Soja Batata inglesa |
16.244 3.859 1.340 983 |
PRODUTOS
MINERAIS (Em 106 t/ano) |
Ferro Alumínio-Bauxita Zinco |
139,2 1,5 0,5 |
PECUÁRIA (milhões
de cabeças) |
Bovinos Suínos |
20,3 2,6 |
PRINCIPAIS
INDÚSTRIAS |
Metalúrgica, siderúrgica mecâ-nica, extrativa
mineral, agro-indústria, alimentícia, e automo-bilística. |
|
Participação no PIB Nacional |
9,83% |
Dados de 1998.
Com uma economia carac-terizada pela ampla concentração da indústria de
bens intermediários e pela extração mineral, Minas Gerais reserva ao Setor
Transportes uma importante função estratégica.
A malha rodoviária pavimentada de Minas Gerais é a maior dentre os
estados brasileiros.
A idade dos pavimentos existentes é elevada, sendo que mais de 50% da
malha pavimentada apresentam idade superior a 10 anos, numa situação que vem se
agravando nos últimos anos.
Os serviços de transporte rodoviário de cargas em Minas Gerais são
controlados, como em todo o país, pela iniciativa privada, através de empresas
de transporte de carga, empresas de cargas próprias e transportadores
autônomos, predominantemente de capital nacional.
O sistema ferroviário de carga é, atualmente, operado pela Ferrovia
Centro-Atlântica S.A., pela MRS Logística, pela FERROBAN e pela CVRD, operadora
da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A malha ferroviária de Minas Gerais é uma das mais extensas dentre os
estados brasileiros, menor apenas que a malha do estado de São Paulo.
O transporte ferroviário tem desempenhado, no Estado, uma função
relevante para o seu desenvolvimento econômico e social, pois Minas Gerais é um
grande gerador de cargas ou ponto de passagem de densos fluxos de transporte
cativos a essa modalidade.
Estes fluxos têm como destino os portos do Espírito Santo (Tubarão e
Praia Mole), do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Sepetiba e Angra dos Reis) e de
São Paulo (Santos).
Quanto à hidrovia, a única via que apresenta transporte regular
de carga é a do Médio São Francisco, compreendendo
o trecho de Pirapora (MG) a Petrolina (PE) / Juazeiro (BA). Sua
extensão navegável é de 1.371 km, sendo 485 km em território mineiro.
Suas condições de navegabilidade podem ser consideradas razoáveis,
embora sejam necessárias dragagens constantes para se garantir o calado mínimo.
O trecho sofre, ainda, influência das variações de vazão da barragem de
Três Marias, a montante do porto de Pirapora.
O porto de Pirapora é o único porto do São Francisco, em Minas Gerais,
que apresenta instalações adequadas.
O estado de Minas Gerais conta com uma malha rodoviária com
264.898 km, dos quais 11.076 km
federais, 14.648 km estaduais e 239.174 km municipais.
No âmbito do Programa de Concessões Rodoviárias, o DNER já licitou o
trecho da BR-040 entre Juiz de Fora - Petrópolis - Rio de Janeiro.
A CONCER - Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora - Rio de
Janeiro será responsável pelo trecho de 179,7 km, dos quais 40 km são em
território mineiro, por um período de 25 anos e investirá na rodovia cerca
de R$ 301 milhões.
Pretende-se licitar ainda este ano, na 2ª etapa do programa, os
trechos:
BR-116 - trecho Div.
BA/MG - Entr. p/Itanhomi com 423 km de extensão;
BR-116 - trecho Entr.
Itanhomi - Div. MG-RJ (Além Paraíba), com 395 km de extensão.
Já foram delegados ao Estado para concessão, 2.065 km de rodovias
federais.
A obra rodoviária mais importante, atualmente, no Estado é a duplicação
da Rodovia Fernão Dias (BR-381),
entre Belo Horizonte e S. Paulo.
Com uma
extensão total de 563 km, este é, seguramente, um dos trechos mais críticos do
sistema rodoviário nacional, já com sua capacidade de tráfego evidentemente
saturada. Contemplada no Programa “Brasil em Ação” do Governo Federal, a
duplicação desta rodovia receberá investimentos de cerca de R$ 1,1 bilhão.
A 1ª etapa correspondente a 271 km,
sendo 217 km em Minas Gerais e 54 km em São Paulo, contou com investimentos da
ordem de R$ 534 milhões, provenientes de convênio firmado entre o Governo
Federal e respectivos governos estaduais e financiamento do BID. Esta etapa foi
entregue ao tráfego em março/98.
A 2ª etapa, que corresponde a 292 km, sendo 256 km em Minas Gerais e 36 km em São Paulo, receberá investimentos da ordem de R$ 550 milhões, provenientes do mesmo convênio.
As obras da 2ª etapa em Minas Gerais encontram-se com atraso no
cronograma. Pretende-se a retomada das obras em outubro/2000.
Até agosto/99 foram entregues ao tráfego 80 km de pista dupla. Os 136
km restantes deverão ser relicitados no 1º semestre de 2000, com previsão de
entrega em dezembro/2001.
O objetivo deste investimento é, além de melhorar as condições de
segurança e reduzir custos de transporte, reforçar a integração do Nordeste,
Sudeste e Sul brasileiros. A previsão é que ela se tornará também a grande via
de ligação entre o Brasil e o Mercosul.
O Ministério dos Transportes implantou o “Programa de Revitalização dos
Eixos Rodoviários” com o objetivo de revitalizar os principais eixos
rodoviários da Malha Federal, sob jurisdição do Governo Federal, responsáveis
pelos maiores fluxos de carga e passageiros no País. O valor previsto para o
programa em 1999, foi de R$ 42 milhões, com extensão da malha a ser atingida de
15.771 km.
No estado de Minas Gerais foram aplicados no programa, em 1999, R$ 5,9
milhões nos seguintes trechos:
BR-040 - Div. GO/MG ao
Entr. MG-353, com 800 km de extensão .
BR-116 - Div. BA/MG à
Div. MG/RJ, com 817 km de extensão.
BR-153 - Div. GO/MG à
Div. MG/SP, com 247 km de extensão.
BR-262 - Div. ES/MG ao
Entr. BR-381, com 196 km de extensão.
BR-365 - Entr. BR-153 à
Div. MG/GO, com 164 km de extensão.
BR-381 - Entr. BR-262 ao
Entr. MG-040, com 130 km de extensão.
Foi realizado, também, o “Programa de Conservação Rotineira” com o
objetivo de executar imediatamente todos os serviços de conservação rotineira
dos trechos não atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários
Nacionais”.
O valor previsto para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões sendo R$ 38,1 milhões para conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.
No estado de Minas Gerais foram aplicados recursos de R$ 12,3 milhões
nos contratos de conservação e R$ 4,2 milhões nos contratos de restauração.
O Ministério dos Transportes pretende iniciar em setembro o “Programa
Integrado de Recuperação e Conservação da Rede de Rodovias Federais - CREMA”.
Este programa objetiva a execução, por um período de 5 anos, de
serviços de recuperação e manutenção em um conjunto de trechos de rodovias
federais, envolvendo segmentos em bom estado e trechos em condições estruturais
ou funcionais deficientes.
A 1ª etapa do programa contemplará 5.793 km de rodovias federais e
estima-se a aplicação de recursos da ordem de US$ 230 milhões.
No estado de Minas Gerais consta da 1ª etapa do programa o trecho da
BR-040, entre Div. GO/MG e Entr. BR-135, com 424 km de extensão, e
investimentos de US$ 26,8 milhões.
Da 2ª etapa constam os trechos:
BR-251/BR-365 - Entr.
BR-116 ao Entr. BR-496, com 512 km de extensão;
BR-365 - Entr. BR-496 ao
Entr. BR-354, com 248 km de extensão;
BR-153 - Div. GO/MG à
Div. MG/SP, com 246 km de extensão.
ESTADO DE MINAS GERAIS |
Em Km
JURISDIÇÃO/ SITUAÇÃO |
FEDERAL (DNER) |
% |
ESTADUAL |
% |
ESTADUAL TRANSIT. |
% |
MUNICIPAL |
% |
TOTAL (MG) (A) |
TOTAL BRASIL (B) |
A/B (%) |
PAVIMENTADA |
9.982,3 |
90,1 |
6.504,1 |
72,0 |
2.397,8 |
72,0 |
381,9 |
0,2 |
19.266,1 |
164.247,0 |
11,7 |
NÃO PAVIMENTADA |
925,6 |
8,9 |
4.645,1 |
26,2 |
873,3 |
26,2 |
238.791,6 |
99,8 |
245.235,6 |
1.548.905,5 |
15,8 |
EM PAVIMENTAÇÃO |
168,0 |
- |
170,3 |
1,8 |
58,0 |
1,8 |
- |
- |
396,3 |
10.130,0 |
3,9 |
SUBTOTAL |
11.075,9 |
100 |
11.319,5 |
100 |
3.329,1 |
100 |
239.173,5 |
100 |
264.898,0 |
1.723.282,5 |
15,4 |
EM IMPLANTAÇÃO |
- |
- |
- |
- |
- |
1.641,9 |
- |
||||
PLANEJADA |
2.821,5 |
1.899,1 |
96,0 |
75,9 |
4.892,5 |
151.243,5 |
0,3 |
||||
TOTAL |
13.897,4 |
13.218,6 |
3.425,1 |
239.249,4 |
269.790,5 |
1.876.167,9 |
14,4 |
FONTE: DNER – 1999.
OBS: Rodovias
Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e
codificadas como BRs, cujos traçados
coincidem com diretrizes de
rodovias federais
planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.
O estado de Minas Gerais conta com 5.322 km de ferrovias - 14% da malha
ferroviária nacional - distribuídos por quatro empresas:
Ferrovia
Centro-Atlântica S.A.;
MRS Logística S.A.;
Estrada de Ferro Vitória
a Minas - EFVM, e
Ferrovias Bandeirantes S.A. -
FERROBAN.
As linhas da Ferrovia Centro-Atlântica estendem-se transversalmente
pela região central do estado, em bitola métrica, bifurcando-se, em Belo
Horizonte, para o norte, até atingir a Bahia.
A Ferrovia Centro-Atlântica S.A. é a empresa que opera a Malha
Centro-Leste da RFFSA, constituída pelas antigas SR-2 (Belo Horizonte), SR-7
(Salvador) e SR-8 (Campos), com 7.080 km de extensão e bitolas de 1,0 m e
mista.
Em 1999 a FCA transportou 5,9 bilhões de TKU, sendo as principais
cargas: calcário, soja, derivados claros, farelo de soja, clínquer, cimento
acondicionado, cal, produtos siderúrgicos, álcool, trigo, etc.
A concessionária investiu
R$ 53,9 milhões, em 1999, e pretende investir R$ 100 milhões, no biênio
2000/2001.
As linhas da MRS Logística, de bitola larga, despontam como as mais rentáveis do sistema ferroviário nacional e tem no minério de ferro da MBR a sua carga mais importante.
A MRS Logística é a empresa hoje responsável pela operação das antigas
SR-3 (Juiz de Fora) e SR-4 (São Paulo) da RFFSA.
Em 1999 a MRS Logística movimentou 21,7 bilhões de TKU, sendo
principais mercadorias: minério de ferro, produtos siderúrgicos, cimento a
granel, carvão e bauxita.
No biênio 2000/2001, a empresa prevê investir na ferrovia, R$ 109,8
milhões.
A partir de Belo Horizonte, na direção leste, estende-se o trecho
ferroviário de 898 km, em bitola métrica, da EFVM.
Em 1998 a ferrovia transportou 104,8 mlhões de toneladas de carga
constituída principalmente por minério de ferro, aço, coque, farelo de soja,
escória e celulose.
Em 1999, foram investidos na EFVM, R$ 44,67 e prevê-se para o biênio
2000/2001, investimentos da ordem de
R$ 121 milhões.
Os trechos da FERROBAN em Minas, embora sendo apenas um prolongamento
da malha daquela empresa, contribuem para que o Triângulo Mineiro seja um dos
pólos de desenvolvimento mais importantes do País.
O transporte ferroviário metropolitano de passageiros em Belo Horizonte
é gerenciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU e chega a
transportar até 86.860 passageiros por dia.
A Superintendência de Trens Urbanos
de Belo Horizonte - STU/BH é responsável por 21 km de via em bitola larga, totalmente eletrificada, por onde
trafegam 15 TUEs, além de 14 estações e 1 oficina de manutenção da frota.
No âmbito do programa de descentralização da prestação de serviços de
transporte ferroviário de passageiros em Belo Horizonte está em andamento a
construção do trecho São Gabriel - Via Norte, com 7 km e 6 estações, 2
terminais de integração ônibus-trem e outras 4 estações no trecho Eldorado - São Gabriel.
O projeto de descentralização dos trens metropolitanos de Belo Horizonte, envolve recursos da ordem de US$ 197,3 milhões, sendo US$ 99,0 milhões financiados pelo Banco Mundial e US$ 98,3 milhões de contrapartida da União.
A implantação do projeto permitirá o aumento do número de passageiros transportados diariamente para 400 mil passag/dia, em 2002.
Em julho/97 foi autorizada a criação, da empresa Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A., visando a operação do sistema após sua estadualização.
As ações para reassentamento/ desapropriação, considerados caminho
crítico para o desenvolvimento físico das obras, foram concluídOs.
Foram assinados os contratos e iniciados os serviços das obras civis de
todos os 4 lotes de construções que englobam estações, viadutos, passarelas,
túneis e a expansão da infra e superestrutura ferroviária, estando com 90% das
obras concluídas.
Assinados os contratos para aquisição de parte dos equipamentos de
manutenção de via, de rede aérea e de equipamentos de oficina. O contrato
referente à aquisição dos trolleys foi concluído, com a entrega dos 4 veículos,
que já estão operando na STU/BH.
Concluídos os estudos relativos a impactos sobre o meio ambiente para
extensão até Via Norte e serviços de engenharia na área de cadastro técnico e
laudos para o projeto de desapropriação.
O estado de Minas Gerais recebeu investimentos da União no valor de R$
55,6 milhões, em 1999, para o Sistema de Belo Horizonte.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA
COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS
URBANOS - CBTU
Superintendência de
Transportes Urbanos de Belo Horizonte - STU/BH
TRECHO |
São Gabriel - Via Norte |
EXTENSÃO |
21 km eletrificados |
NÚMERO DE ESTAÇÕES |
14 |
PASS. TRANSPORTADOS/DIA (média) |
86.860 |
NÚMERO DE EMPREGADOS* |
493 |
Fonte: Relatório de Administração - 1999 / CBTU.
* não consta efetivo de pessoal - PCS da Adm. Central - 353 empregados.
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS / ano
DISCRIMINAÇÃO |
1998 |
1999 |
Pass. X 103 Pass.km X 103 |
21.859 nd |
25.641 251.287 |
Fonte: Relatório de Administração - 1999 / CBTU.
O transporte hidroviário de cargas no Médio São Francisco, ou seja, no
trecho de 1.371 km entre Pirapora (MG)/Juazeiro(BA)/Petrolina (PE), exerce as funções de escoadouro da
produção local e de abastecedor de insumos agro-industriais.
A hidrovia faz, no Porto de Pirapora, conexão com a BR-365 e com o
ramal ferroviário da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. ensejando a prática da
intermodalidade de transportes.
Essas funções do Médio São Francisco vêm, a cada ano, acentuando mais a
importância da via fluvial e, ao mesmo tempo, expandindo os limites geográficos
de sua área de influência para além de sua bacia hidrográfica.
A hidrovia do São Francisco é administrada pela AHSFRA que, vinculada à
CODEBA, mediante
Convênio nº 006/90, é responsável pela implantação e manutenção da
navegabilidade da hidrovia, através da realização de estudos, levantamentos,
serviços de sinalização de margens e balizamento flutuante, dragagens,
derrocamentos e, também, a operação dos terminais fluviais de Pirapora e
Ibotirama e da operação da Eclusa de Sobradinho.
Contemplada no Programa “Brasil em Ação” do Governo Federal, a hidrovia
do São Francisco foi orçada em R$ 11 milhões. O empreendimento caracteriza-se
por melhoramentos nos 1.371 km da hidrovia entre Pirapora (MG) e Juazeiro
(BA)/Petrolina (PE), compre-endendo:
Sinalização/Balizamento
em todo o trecho.
Dragagem (220mil m3)
e derrocamento, (12 mil m3) em pontos críticos.
O objetivo deste investimento é tornar totalmente navegável este trecho
do rio São Francisco, para baratear o abastecimento de alimentos na Região
Nordeste e reduzir os custos de transporte das culturas de exportação às
margens do São Francisco.
Após sua conclusão, a hidrovia poderá escoar um volume maior de carga,
além de reduzir o tempo de navegação de Pirapora a Juazeiro.
Hoje, apesar das limitações existentes, já são transportados entre
outros produtos, soja, milho, manganês, polpa de tomate e gipsita.
Até 1999 foram executados 70% do total da obra e 95 mil m3
de dragagem emergencial. Foram aplicados, em 1999, recursos da União no
montante de
R$ 5,1 milhões.
Estão concluídos o EIA/RIMA, concedida pelo IBAMA, em março/99, a
Licença para Instalação e iniciada a adequação às exigências do Ministério da
Marinha dos Serviços de Sinalização/Balizamento.
Além do aumento de competitividade da produção nordestina nos mercados
interno e externo, o projeto
tem como pano de fundo a construção de um sistema de transporte mais eficiente,
baseado no transporte intermodal.
Apesar de toda a sua importância, de permitir a penetração em direção
ao Nordeste e da potencialidade de extração de minério na região, o Governo Federal pretende incluir a
Companhia de Navegação do São Francisco - FRANAVE novamente, no Programa de
Privatização.
Administração |
É
realizada pela Administração da Hidrovia do São Francisco (AHSFRA), vinculada à
Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).
Localização |
Na
margem direita do rio São Francisco, no Distrito Industrial de Pirapora (MG).
Área
de Influência |
Corresponde
aos municípios de Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
Acessos |
§ Rodoviário - pelas rodovias federais BR-365 e BR-496.
§ Ferroviário - pela Ferrovia Centro-Atlântica S.A.
§ Fluvial - pelo rio São
Francisco.
Instalações |
§ 1
ponte de acostagem com 20 m x 8 m.
§ 2
dolfins dotados de anéis para amarração das embarcações.
§ 1
armazém com 1.062 m2 para carga geral.
§ 1
pátio com área de 15.420 m2, sem pavimentação, que serve de depósito para gipsita.
|
Em t
ANO |
EMBARQUE |
DESEMBARQUE |
TOTAL |
||||||
|
GRANÉIS SÓLIDOS |
GRANÉIS LÍQUIDOS |
CARGA GERAL |
SUB- TOTAL |
GRANÉIS SÓLIDOS |
GRANÉIS LÍQUIDOS |
CARGA GERAL |
SUB- TOTAL |
|
1993 1994 1995 1996 1997 1998 |
1.298 21.857 2.848 24.234 6.521 7.397 |
- - - - - - |
- - - - - - |
1.298 21.857 2.848 24.234 6.521 7.397 |
9.073 10.353 6.260 23.514 14.043 17.526 |
- - - - - - |
- - - - - - |
9.073 10.353 6.260 23.514 14.043 17.526 |
10.371 32.210 9.108 47.748 20.564 24.923 |
FONTE: Anuário Estatístico Portuário - 1998.
GOVERNO ESTADUAL |
GOVERNADOR:
ITAMAR AUGUSTO CAUTIERO FRANCO
Palácio
da Liberdade - Praça da Liberdade s/nº - Bairro Funcionários
CEP.
30.140-912 – Belo Horizonte - MG
Telefones:
(031) 250-6011 / 250-6290 / 250-6001 - FAX: 250-6059
VICE-GOVERNADOR:
NEWTON CARDOSO
Telefones:
(031) 250-7200 / 250-7222 - FAX: 250-7208
SECRET.
DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS: MAURÍCIO GUEDES DE MELLO
Telefones:
(031) 250-0900
GOVERNO MUNICIPAL |
PREFEITO:
CÉLIO DE CASTRO
Av.
Afonso Pena, 1212 - 2º andar – Centro
CEP.: 30.130-010 – Belo Horizonte - MG
Telefone:
(031) 277-4466 / 277-4440 / 277-4180 - FAX: 224-3099
REPRESENTAÇÃO NO
CONGRESSO NACIONAL
|
PARLAMENTAR |
LEGENDA |
TELEFONE
(*) |
|||
|
|
|
|
|||
|
|
SENADORES |
|
|||
|
|
|
|
|||
|
Arlindo Porto |
PTB |
311-2321 / 311-2327 |
|||
|
Francelino Pereira |
PFL |
311-2411 / 311-2417 |
|||
|
José Alencar |
PMDB |
311-4621 / 311-4018 |
|||
|
|
|
|
|||
|
|
DEPUTADOS |
|
|||
|
|
|
|
|||
|
Ademir Lucas |
PSDB |
318-5586 |
|||
|
Aécio Neves |
PSDB |
318-5648 |
|||
|
Antônio do Valle |
PMDB |
318-5503 |
|||
|
Aracely de Paula |
PFL |
318-5201 |
|||
|
Bonifácio de Andrada |
PSDB |
318-5235 |
|||
|
Cabo Júlio |
PL |
318-5327 |
|||
|
Carlos Melles |
PFL |
318-5243 |
|||
|
Carlos Mosconi |
PSDB |
318-5248 |
|||
|
Cleuber Carneiro |
PFL |
318-5531 |
|||
|
Custódio Mattos |
PSDB |
318-5417 |
|||
|
Danilo de Castro |
PSDB |
318-5862 |
|||
|
Edmar Morreira |
PPB |
318-5606 |
|||
|
Eduardo Barbosa |
PSDB |
318-5540 |
|||
|
Eliseu Resende |
PFL |
318-5204 |
|||
|
Fernando Diniz |
PMDB |
318-5307 |
|||
|
Gilmar Machado |
PT |
318-5587 |
|||
|
Glycon Terra Pinto |
PMDB |
318-5329 |
|||
|
Hélio Costa |
PMDB |
318-5206 |
|||
|
Herculano Anghinetti |
PPB |
318-5241 |
|||
|
Ibrahim Abi-Ackel |
PPB |
318-5319 |
|||
|
Jaime Martins |
PFL |
318-5333 |
|||
|
João Fassarella |
PT |
318-5283 |
|||
|
João Magalhães |
PMDB |
318-5211 |
|||
|
João Magno |
PT |
318-5911 |
|||
|
José Militão |
PSDB |
318-5402 |
|||
|
Julio Delgado |
PMDB |
318-5841 |
|||
|
Lael Varella |
PFL |
318-5721 |
|||
|
Lincoln Portela |
PSL |
318-5615 |
|||
Márcio Reinaldo Moreira |
PPB |
318-5819 |
|
|||
Marcos Lima |
PMDB |
318-5220 |
|
|||
Maria do Carmo Lara |
PT |
318-5373 |
|
|||
Maria Elvira |
PMDB |
318-5350 |
|
|||
PARLAMENTAR |
LEGENDA |
TELEFONE
(*) |
|
|||
|
|
|
|
|||
|
DEPUTADOS |
|
|
|||
|
|
|
|
|||
|
Mário de Oliveira |
PMDB |
318-5381 |
|||
Narcio Rodrigues |
PSDB |
318-5431 |
|
|||
Nilmário Miranda |
PT |
318-5275 |
|
|||
Odelmo Leão |
PPB |
318-5545 |
|
|||
Olímpio Pires |
PDT |
318-5384 |
|
|||
Osmânio Pereira |
PSDB |
318-5602 |
|
|||
Paulo Delgado |
PT |
318-5268 |
|
|||
Philemon Rodrigues |
PL |
318-5226 |
|
|||
Rafael Guerra |
PSDB |
318-5239 |
|
|||
Roberto Brant |
PFL |
318-5450 |
|
|||
Romel Anízio |
PPB |
318-5317 |
|
|||
Romeu Queiroz |
PSDB |
318-5250 |
|
|||
Ronaldo Vasconcellos |
PFL |
318-5473 |
|
|||
Saraiva Felipe |
PMDB |
318-5429 |
|
|||
Sérgio Miranda |
PCdoB |
318-5462 |
|
|||
Silas Brasileiro |
PMDB |
318-5932 |
|
|||
Virgílio Guimarães |
PT |
318-5375 |
|
|||
Vittório Medioli |
PSDB |
318-5754 |
|
|||
Walfrido Mares Guia |
PTB |
318-5207 |
|
|||
Zaire Rezende |
PMDB |
318-5409 |
|
|||
Zezé Perrella |
PFL |
318-5214 |
|
|||
(*) DDD (61) Brasília.