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TRANSPORTES NA PARAÍBA |
|
||||||||||||||
|
ASPECTOS GERAIS |
|
O ESTADO . . . |
CAPITAL |
JOÃO PESSOA |
|
ÁREA |
56.584,6 km² |
|
POPULAÇÃO |
3.375.609 hab. |
|
PRINCIPAIS CIDADES |
João Pessoa Campina
Grande Santa Rita Patos Bayeux Sousa |
584.029
hab. 352.497
hab. 113.135
hab. 90.519
hab. 88.555
hab. 58.679
hab. |
FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística - 1999.
. . . E SUA ECONOMIA |
PRODUTOS
AGRÍCOLAS (Em 103 t/ano) |
Cana-de-açúcar Mandioca Milho Feijão Arroz |
4.831 220 105 82 10 |
PRODUTOS
MINERAIS (Em 103 t/ano) |
Titânio - Ilmenita Zircônio |
97 16 |
PECUÁRIA (milhares de cabeças) |
Bovinos Caprinos Ovinos |
1.303 414 374 |
PRINCIPAIS
INDÚSTRIAS |
Alimentícia, Metalúrgica, Mecânica,
Vestuário e Calçado. |
|
Participação no PIB Nacional |
0,75% |
Dados de
1998
O estado da Paraíba
conta com uma rede de transporte, composta por rodovias, ferrovias e um porto
marítimo, para atender as necessidades de sua economia, predominantemente
voltada para a agricultura, a pecuária e a indústria de transformação, além de
dependente dos acessos a outras regiões do País, notadamente a Sudeste.
As principais
cidades ligam-se à capital, João Pessoa, e ao restante do país, através de
33.190 km de rodovias, sendo 1.223 km federais 4.344 km estaduais e 27.623 km
municipais. Deste total 2.978 km são pavimentados.
A rede ferroviária
do Estado, sob a administração da
Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN, desde janeiro/98, conta com 640 km de
linhas em bitola métrica.
Estas linhas
ferroviárias cortam o Estado no sentido leste-oeste e permitem, ainda, ligações
com as capitais dos estados vizinhos.
O porto de Cabedelo,
cujos principais produtos movimentados são derivados de petróleo, sisal e
milho, foi delegado ao Estado através do Convênio n° 09/97, de 31/12/97.
No âmbito do
Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias o Porto de Cabedelo
já arrendou 6 lotes com 15 mil m² e recebeu investimentos de R$ 3 milhões.
Encontram-se em
licitação 5 lotes com 834 m2
e prevê-se a licitação a médio
prazo de mais 2 lotes com 13 mil m² e investimentos de R$ 1 milhão.
As principais
rodovias federais do estado da Paraíba são as BR's 101, 104, 230 e 412.
A BR-101 corta o
Estado no sentido norte-sul, desde a divisa com o Rio Grande do Norte até a
divisa com Pernambuco, passando por Mamanguape, Bayeux, João Pessoa e Conde.
A BR-104 corta,
também, o Estado de norte a sul, passando por Cuité, Remígio, Campina Grande e
Queimadas.
A BR-230 corta o
Estado no sentido leste-oeste, ligando Cabedelo até à divisa com o Ceará, tendo
como principais pontos de passagem João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande,
Patos, Sousa e Cajazeiras.
A BR-412 liga a
BR-230 até a divisa PB/PE, passando por São João do Carirí, Sumé e Monteiro.
A idade avançada dos
pavimentos e a escassez de recursos para manutenção, fazem com que a malha
federal apresente trechos em mau estado.
O Ministério dos
Transportes implantou o “Programa
de Revitalização dos Eixos
Rodoviários” com o objetivo de revitalizar os principais eixos rodoviários da
Malha Federal, sob jurisdição do Governo Federal, responsáveis pelos maiores
fluxos de carga e passageiros no País. O valor previsto para o programa, em
1999, foi de R$ 42 milhões, com extensão da malha a ser atingida de 15.771 km.
No estado da Paraíba
foram aplicados no programa, R$ 404 mil no trecho: BR-101 - Div. RN/PB à Div.
PB/PE, com extensão de 129 km.
Foi realizado também
o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar imediatamente
todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não atingidos pelo
“Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.
O valor previsto
para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões, sendo R$ 38,1 milhões para
conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.
No estado da Paraíba
foram aplicados recursos de R$ 560 mil em contratos de conservação e R$ 1,1
milhão em contratos de restauração.
Em Km
JURISDIÇÃO/ SITUAÇÃO |
FEDERAL (DNER) |
% |
ESTADUAL |
% |
ESTADUAL TRANSIT. |
% |
MUNICIPAL |
% |
TOTAL (PB) (A) |
TOTAL BRASIL (B) |
A/B (%) |
PAVIMENTADA |
1.220,6 |
99,8 |
1.471,0 |
37,1 |
236,2 |
62,2 |
50,0 |
0,2 |
2.977,8 |
150.835,7 |
2,0 |
NÃO PAVIMENTADA |
2,4 |
0,2 |
2.453,0 |
61,9 |
112,8 |
29,7 |
27.573,0 |
99,8 |
30.141,2 |
1.498.541,6 |
2,0 |
EM PAVIMENTAÇÃO |
- |
- |
40,0 |
1,0 |
31,0 |
8,1 |
- |
- |
71,0 |
9.299,3 |
0,5 |
SUBTOTAL |
1.223,0 |
100 |
3.964,0 |
100 |
380,0 |
100 |
27.623,0 |
100 |
33.190,0 |
1.658.676,6 |
2,0 |
EM IMPLANTAÇÃO |
- |
18,0 |
- |
- |
18,0 |
2.596,8 |
0,7 |
||||
PLANEJADA |
35,5 |
113,0 |
- |
1.368,0 |
1.516,5 |
163.122,7 |
0,9 |
||||
TOTAL |
1.258,5 |
4.095,0 |
380,0 |
28.991,0 |
34.724,5 |
1.824.396,1 |
1,9 |
FONTE: DNER - 1997.
OBS: Rodovias Estaduais
Transitórias: rodovias estaduais
existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos traçados coincidem
com diretrizes de
rodovias federais planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.
O sistema
ferroviário do estado da Paraíba conta com 640 km de linhas em bitola métrica
e, desde 1º de Janeiro de 1998, é operado pela Companhia Ferroviária do
Nordeste - CFN.
Uma ligação ferroviária,
no sentido leste-oeste, corta toda a Paraíba, desde o porto de Cabedelo até a
divisa PB/CE, passando por Paula Cavalcanti, Itabaiana, Campina Grande, Patos e
Sousa.
O ramal de Macau
liga Paula Cavalcanti a Macau (RN), passando por Natal (RN).
A ligação
ferroviária do Estado com Recife (PE) é feita através da linha cujo
entroncamento ocorre na cidade de Itabaiana.
O subsistema
ferroviário da Paraíba, assim como o de toda a região Nordeste, sofria das
consequências da baixa densidade de tráfego e, portanto, de uma situação
financeira deficitária, que levava à degradação da via permanente e do material
rodante, pela postergação de sua manutenção.
Vencedora
do leilão de privatização, a CFN foi formada pelo Consórcio Manor, e
administrará a Malha Nordeste por 30 anos.
A
concessionária investiu em 1999 R$ 118 milhões e pretende investir R$ 7,25
milhões em 2000.
A CFN
transportou, em 1999, 788 milhões de
TKU e a previsão é a de que alcance 2 bilhões de TKU em 2003, 6º ano da concessão.
Os principais
produtos transportados foram: cimento, álcool, derivados de petróleo, milho,
açúcar cristal, alumínio, etc.
O transporte
ferroviário urbano de passageiros de João Pessoa é gerenciado pela Companhia
Brasileira de Trens Urbanos - CBTU.
O Aglomerado Urbano
de João Pessoa é formado pelos municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo,
Conde, Lucena e Santa Rita, totalizando uma área de 1.092 km2.
Os pólos de
desenvolvimento econômico situam-se nos municípios de Santa Rita, Cabedelo,
Conde e nos distritos industriais ao sul de João Pessoa. No município de
Cabedelo salienta-se a presença do porto, cuja abrangência regional ultrapassa
as fronteiras do Estado da Paraíba.
O setor turístico
vem se constituindo, também, num fator de grande importância na economia local.
O sistema compreende
uma única linha entre as estações de Cabedelo e Santa Rita e conta com 9
estações e 1 oficina para manutenção
das 2 locomotivas e 17 carros que compõem a frota.
Em 1997, foram dados os
passos iniciais para a estadualização, através da elaboração de um estudo de
estratégias para os transportes urbanos, com a participação de técnicos das
áreas estadual e municipal.
O estudo baseou-se
em levantamentos dos dados existentes e determinou as previsões de demanda nos
principais eixos urbanos, tendo sido propostas melhorias para o sistema de
trens atual, com a modernização do trecho Santa Rita / Mandacaru.
Desde dezembro de
1998, vem sendo realizado um estudo pela fundação COPPETEC objetivando avaliar
a reestruturação do sistema de transporte do Aglomerado Urbano de João Pessoa.
Em 1999 o estado da
Paraíba recebeu investimentos da União no valor de R$ 600 mil para
melhoramentos do sistema de João Pessoa. Foram realizadas a remodelação de 3
estações, recuperação de 7 carros de passeiros e 2 km de via permanente.
CARACTERÍSTICAS
GERAIS DO SISTEMA
COMPANHIA BRASILEIRA DE
TRENS URBANOS - CBTU
Gerência de Trens Urbanos de
João Pessoa - GTU/JP
TRECHO |
CABEDELO - J. PESSOA - STA.RITA |
EXTENSÃO |
30 km (bitola métrica, não eletrificados) |
NÚMERO DE ESTAÇÕES |
9 |
NÚMERO DE OFICINAS |
1 |
MUNICÍPIOS ATENDIDOS |
4 |
PASS. TRANSPORTADOS/DIA |
3.800 |
FROTA
EXISTENTE |
Locomotivas 2 Carros 17 |
NÚMERO
DE EMPREGADOS |
75 |
Fonte:
Relatório de Atividades - Dez. / 1999 / CBTU.
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS /
ano
DISCRIMINAÇÃO |
1996 |
1997 |
1998 |
1999 |
Pass. X 103 |
1.583 |
1.236 |
939 |
1.071 |
Fonte:
Relatório de Atividades - Dez. / 1999 / CBTU.
Administração |
Delegado ao Estado da
Paraíba através do Convênio nº 09/97, de 31/12/97 -
Localização |
À margem direita do estuário
do rio Paraíba do Norte, na parte noroeste da cidade de Cabedelo e vizinho ao
Forte de Santa Catarina.
Área de Influência |
Paraíba, Pernambuco e Rio
Grande do Norte.
Acessos |
l Rodoviário: BR-230,
integrada à BR-101, na periferia de João Pessoa.
· Ferroviário: O porto
é servido pelas linhas da Companhia Ferroviária do Nordeste.
· Marítimo: A barra, na
entrada do estuário do rio Paraíba do Norte, tem largura de 170 m e
profundidade de 9,5 m. A extensão do canal de acesso é de 5,5 km, com largura
mínima de 120 m e profundidade de 8,5 m.
Instalações |
· 1 cais acostável de 602 m, estando dividido
em três trechos, com as seguintes denominações: Envolvimento, com 3 berços,
Aplicação, com 2 berços e o de Fechamento com 1 berço. Profundidades variando
de 6 m para 9 m.
1 rampa roll-on/roll-off.
7 armazéns, sendo 4 para carga geral, num total de
9.000 m², 3 para granéis sólidos, com área de 6.000 m². Ainda dispõe de 1
frigorífico desativado.
· 9 pátios, sendo 2 cobertos e 7 descobertos
para minério, carvão e contêineres, com área total de 18.500 m².
|
ESTADO DA
PARAÍBA
Em t
ANO |
EMBARQUE |
DESEMBARQUE |
TOTAL |
||||||
GRANÉIS SÓLIDOS |
GRANÉIS LÍQUIDOS |
CARGA GERAL |
SUB- TOTAL |
GRANÉIS SÓLIDOS |
GRANÉIS LÍQUIDOS |
CARGA GERAL |
SUB- TOTAL |
|
|
1993 1994 1995 1996 1997 1998 |
2.500 2.555 8.038 - 5.753 3.528 |
81.252 161.401 196.272 212.620 114.909 34.026 |
89.784 98.699 114.663 27.171 76.773 101.151 |
173.536 262.655 318.973 239.791 197.435 138.705 |
214.015 202.542 117.891 107.434 160.430 256.223 |
417.389 522.384 678.864 625.078 517.110 325.196 |
2.671 11.894 18.298 41.674 117.948 103.125 |
634.075 736.820 815.053 774.186 795.488 684.544 |
807.611 999.475 1.134.026 1.013.977 992.923 823.249 |
FONTE:
Anuário Estatístico Portuário - 1998.
GOVERNO
ESTADUAL |
GOVERNADOR: JOSÉ TARGINO MARANHÃO
Palácio da Redenção - Praça
João Pessoa - Centro
CEP: 58.013-901
Telefones: (83) 216-8000 /
216-8015
VICE-GOVERNADOR: ANTONIO ROBERTO DE SOUSA PAULINO
Telefones: (83) 241-4518 /
241-4423
SECRETÁRIO DE
INFRA-ESTRUTURA: FLÁVIO LUIS PICCOLI
Telefones : (83) 241-1546
GOVERNO
MUNICIPAL |
PREFEITO: CÍCERO DE LUCENA FILHO
Praça Antônio Rabelo, nº 85
Telefone: (83) 221-1193 /
221-4060
REPRESENTAÇÃO
NO CONGRESSO NACIONAL |
PARLAMENTAR |
LEGENDA |
TELEFONE (*) |
|
|
|
|
SENADORES |
|
|
|
|
Ronaldo Cunha Lima |
PMDB |
311-2421 / 311-2407 |
Ney Suassuna |
PMDB |
311-4345
/ 311-4346 |
Wellington
Roberto |
PMDB |
311-3194 / 311-3195 |
|
|
|
|
DEPUTADOS |
|
|
|
|
Adauto Pereira |
PFL |
318-5221 |
Armando Abílio |
PMDB |
318-5805 |
Avenzoar Arruda |
PT |
318-5442 |
Carlos Dunga |
PMDB |
318-5236 |
Damião Feliciano |
PMDB |
318-5716 |
Domiciano Cabral |
PMDB |
318-5605 |
Efraim Morais |
PFL |
318-5638 |
Enivaldo Ribeiro |
PPB |
318-5840 |
Inaldo Leitão |
PSDB |
318-5938 |
Marcondes Gadelha |
PFL |
318-5901 |
Ricardo Rique |
PSDB |
318-5702 |
Wilson Braga |
PFL |
318-5642 |
(*) DDD (61) Brasília.