TRANSPORTES  NA PARAÍBA
Maio/2000

 

 

 

 

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     ASPECTOS  GERAIS

 

 

 

O  ESTADO . . .

 

 

CAPITAL

 

 

JOÃO PESSOA

 

 

ÁREA

 

 

56.584,6 km²

 

 

POPULAÇÃO

 

 

3.375.609 hab.

 

 

 

 

PRINCIPAIS CIDADES

 

 

 

João Pessoa

Campina Grande

Santa Rita

Patos

Bayeux

Sousa

 

584.029 hab.

352.497 hab.

113.135 hab.

90.519 hab.

88.555 hab.

58.679 hab.

FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 1999.

 

 

 

. . .  E  SUA  ECONOMIA

 

 

 

 

PRODUTOS  AGRÍCOLAS

(Em 103 t/ano)

 

 

Cana-de-açúcar

Mandioca

Milho

Feijão

Arroz

 

 

4.831

220

105

82

10

 

PRODUTOS  MINERAIS

(Em 103 t/ano)

 

 

Titânio - Ilmenita

Zircônio

 

 

97

16

 

PECUÁRIA

(milhares de cabeças)

 

 

Bovinos

Caprinos

Ovinos

 

1.303

414

374

 

 

PRINCIPAIS  INDÚSTRIAS

 

 

Alimentícia, Metalúrgica, Mecânica, Vestuário e Calçado.

 

Participação no PIB Nacional

0,75%

                       Dados de 1998

O    SISTEMA    DE    TRANSPORTES

 

O estado da Paraíba conta com uma rede de transporte, composta por rodovias, ferrovias e um porto marítimo, para atender as necessidades de sua economia, predominantemente voltada para a agricultura, a pecuária e a indústria de transformação, além de dependente dos acessos a outras regiões do País, notadamente a Sudeste.

 

As principais cidades ligam-se à capital, João Pessoa, e ao restante do país, através de 33.190 km de rodovias, sendo 1.223 km federais 4.344 km estaduais e 27.623 km municipais. Deste total 2.978 km são pavimentados.

 

A rede ferroviária do Estado, sob  a administração da Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN, desde janeiro/98, conta com 640 km de linhas em bitola métrica.

 

Estas linhas ferroviárias cortam o Estado no sentido leste-oeste e permitem, ainda, ligações com as capitais dos estados vizinhos.

 

O porto de Cabedelo, cujos principais produtos movimentados são derivados de petróleo, sisal e milho, foi delegado ao Estado através do Convênio n° 09/97, de 31/12/97.

 

No âmbito do Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias o Porto de Cabedelo já arrendou 6 lotes com 15 mil m² e recebeu investimentos de R$ 3 milhões.

 

Encontram-se em licitação 5 lotes com 834 m2  e  prevê-se a licitação a médio prazo de mais 2 lotes com 13 mil m² e investimentos de R$ 1 milhão.

 

 

O    TRANSPORTE    RODOVIÁRIO

 

As principais rodovias federais do estado da Paraíba são as BR's 101, 104, 230 e 412.

 

A BR-101 corta o Estado no sentido norte-sul, desde a divisa com o Rio Grande do Norte até a divisa com Pernambuco, passando por Mamanguape, Bayeux, João Pessoa e Conde.

 

A BR-104 corta, também, o Estado de norte a sul, passando por Cuité, Remígio, Campina Grande e Queimadas.

 

A BR-230 corta o Estado no sentido leste-oeste, ligando Cabedelo até à divisa com o Ceará, tendo como principais pontos de passagem João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

 

A BR-412 liga a BR-230 até a divisa PB/PE, passando por São João do Carirí, Sumé e Monteiro.

 

A idade avançada dos pavimentos e a escassez de recursos para manutenção, fazem com que a malha federal apresente trechos em mau estado.

 

O Ministério dos Transportes implantou o “Programa   de   Revitalização dos Eixos Rodoviários” com o objetivo de revitalizar os principais eixos rodoviários da Malha Federal, sob jurisdição do Governo Federal, responsáveis pelos maiores fluxos de carga e passageiros no País. O valor previsto para o programa, em 1999, foi  de  R$ 42 milhões, com extensão da malha a ser atingida de 15.771 km.

 

No estado da Paraíba foram aplicados no programa, R$ 404 mil no trecho: BR-101 - Div. RN/PB à Div. PB/PE, com extensão de 129 km.

 

Foi realizado também o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar imediatamente todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.

 

O valor previsto para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões, sendo R$ 38,1 milhões para conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.

 

No estado da Paraíba foram aplicados recursos de R$ 560 mil em contratos de conservação e R$ 1,1 milhão em contratos de restauração.

 

 

ESTADO  DA  PARAÍBA

MALHA  RODOVIÁRIA

Em  Km

 

JURISDIÇÃO/

SITUAÇÃO

 

FEDERAL

(DNER)

 

%

 

 

ESTADUAL

 

%

 

ESTADUAL

TRANSIT.

 

%

 

MUNICIPAL

 

%

 

TOTAL

(PB)

(A)

 

TOTAL

BRASIL

(B)

 

A/B

(%)

 

PAVIMENTADA

 

 

1.220,6

 

99,8

 

1.471,0

 

37,1

 

 

236,2

 

62,2

 

 

50,0

 

 

0,2

 

 

2.977,8

 

150.835,7

 

2,0

NÃO

PAVIMENTADA

 

 

2,4

 

0,2

 

2.453,0

 

61,9

 

112,8

 

29,7

 

27.573,0

 

99,8

 

30.141,2

 

1.498.541,6

 

2,0

EM

PAVIMENTAÇÃO

 

 

-

 

-

 

40,0

 

1,0

 

 

31,0

 

8,1

 

-

 

-

 

71,0

 

9.299,3

 

0,5

 

SUBTOTAL

 

 

1.223,0

 

100

 

3.964,0

 

100

 

380,0

 

100

 

27.623,0

 

100

 

33.190,0

 

1.658.676,6

 

2,0

EM

IMPLANTAÇÃO

 

 

-

 

18,0

 

-

 

 

-

 

18,0

 

2.596,8

 

0,7

 

PLANEJADA

 

 

35,5

 

113,0

 

-

 

1.368,0

 

1.516,5

 

163.122,7

 

0,9

TOTAL

1.258,5

4.095,0

380,0

28.991,0

34.724,5

1.824.396,1

1,9

FONTE: DNER - 1997.

OBS: Rodovias Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos traçados  coincidem  com  diretrizes    de           rodovias federais planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.

 

O  TRANSPORTE  FERROVIÁRIO  DE  CARGAS

 

O sistema ferroviário do estado da Paraíba conta com 640 km de linhas em bitola métrica e, desde 1º de Janeiro de 1998, é operado pela Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN.

 

Uma ligação ferroviária, no sentido leste-oeste, corta toda a Paraíba, desde o porto de Cabedelo até a divisa PB/CE, passando por Paula Cavalcanti, Itabaiana, Campina Grande, Patos e Sousa.

 

O ramal de Macau liga Paula Cavalcanti a Macau (RN), passando por Natal (RN).

 

A ligação ferroviária do Estado com Recife (PE) é feita através da linha cujo entroncamento ocorre na cidade de Itabaiana.

 

O subsistema ferroviário da Paraíba, assim como o de toda a região Nordeste, sofria das consequências da baixa densidade de tráfego e, portanto, de uma situação financeira deficitária, que levava à degradação da via permanente e do material rodante, pela postergação de sua manutenção.

 

Vencedora do leilão de privatização, a CFN foi formada pelo Consórcio Manor, e administrará a Malha Nordeste por 30 anos.

 

A concessionária investiu em 1999 R$ 118 milhões e pretende investir R$ 7,25 milhões em 2000.

 

A CFN transportou, em 1999,  788 milhões de TKU e a previsão é a de que alcance 2 bilhões de TKU em 2003,  6º ano da concessão.

 

Os principais produtos transportados foram: cimento, álcool, derivados de petróleo, milho, açúcar cristal, alumínio, etc.

 

 

O   TRANSPORTE   FERROVIÁRIO   DE   PASSAGEIROS

 

O transporte ferroviário urbano de passageiros de João Pessoa é gerenciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU.

 

O Aglomerado Urbano de João Pessoa é formado pelos municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Conde, Lucena e Santa Rita, totalizando uma área de 1.092 km2.

 

Os pólos de desenvolvimento econômico situam-se nos municípios de Santa Rita, Cabedelo, Conde e nos distritos industriais ao sul de João Pessoa. No município de Cabedelo salienta-se a presença do porto, cuja abrangência regional ultrapassa as fronteiras do Estado da Paraíba.

 

O setor turístico vem se constituindo, também, num fator de grande importância na economia local.

 

O sistema compreende uma única linha entre as estações de Cabedelo e Santa Rita e conta com 9 estações e 1 oficina para manutenção   das 2 locomotivas e 17 carros que compõem a frota.

              Em 1997, foram dados os passos iniciais para a estadualização, através da elaboração de um estudo de estratégias para os transportes urbanos, com a participação de técnicos das áreas estadual e municipal.

 

O estudo baseou-se em levantamentos dos dados existentes e determinou as previsões de demanda nos principais eixos urbanos, tendo sido propostas melhorias para o sistema de trens atual, com a modernização do trecho Santa Rita / Mandacaru.

 

Desde dezembro de 1998, vem sendo realizado um estudo pela fundação COPPETEC objetivando avaliar a reestruturação do sistema de transporte do Aglomerado Urbano de João Pessoa.

 

Em 1999 o estado da Paraíba recebeu investimentos da União no valor de R$ 600 mil para melhoramentos do sistema de João Pessoa. Foram realizadas a remodelação de 3 estações, recuperação de 7 carros de passeiros e 2 km de via permanente.

 

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA

 

COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS - CBTU

Gerência de Trens Urbanos de João Pessoa - GTU/JP

 

TRECHO

CABEDELO - J. PESSOA - STA.RITA

EXTENSÃO

30 km (bitola métrica, não eletrificados)

NÚMERO DE ESTAÇÕES

9

NÚMERO DE OFICINAS

1

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

4

PASS. TRANSPORTADOS/DIA

3.800

FROTA EXISTENTE

Locomotivas   2

Carros           17

NÚMERO DE EMPREGADOS

75

Fonte: Relatório de Atividades - Dez. / 1999 / CBTU.

 

 

PASSAGEIROS TRANSPORTADOS / ano

 

 

 

DISCRIMINAÇÃO

 

 

1996

 

 

1997

 

1998

 

1999

 

Pass. X 103

 

1.583

 

 

1.236

 

939

 

1.071

Fonte: Relatório de Atividades - Dez. / 1999 / CBTU.

 

 

 

PORTO DE CABEDELO

 

 

Administração

 

Delegado ao Estado da Paraíba através do Convênio nº 09/97, de 31/12/97 -

 

Localização

 

À margem direita do estuário do rio Paraíba do Norte, na parte noroeste da cidade de Cabedelo e vizinho ao Forte de Santa Catarina.

 

Área de Influência

 

Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Acessos

 

l     Rodoviário: BR-230, integrada à BR-101, na periferia de João Pessoa.

·     Ferroviário: O porto é servido pelas linhas da Companhia Ferroviária do Nordeste.

·     Marítimo: A barra, na entrada do estuário do rio Paraíba do Norte, tem largura de 170 m e profundidade de 9,5 m. A extensão do canal de acesso é de 5,5 km, com largura mínima de 120 m e profundidade de 8,5 m.

 

Instalações

 

·     1 cais acostável de 602 m, estando dividido em três trechos, com as seguintes denominações: Envolvimento, com 3 berços, Aplicação, com 2 berços e o de Fechamento com 1 berço. Profundidades variando de 6 m para 9 m.

*   1 rampa roll-on/roll-off.

*   7 armazéns, sendo 4 para carga geral, num total de 9.000 m², 3 para granéis sólidos, com área de 6.000 m². Ainda dispõe de 1 frigorífico desativado.

·     9 pátios, sendo 2 cobertos e 7 descobertos para minério, carvão e contêineres, com área total de 18.500 m².

 

 

 

ESTADO  DA  PARAÍBA

MOVIMENTAÇÃO  DE  CARGAS  NO  PORTO  DE  CABEDELO

 

Em t

ANO

 

EMBARQUE

 

 

DESEMBARQUE

 

 

 

TOTAL

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

 

 

1993

1994

1995

1996

1997

1998

 

 

2.500

2.555

8.038

-

5.753

3.528

 

81.252

161.401

196.272

212.620

114.909

34.026

 

89.784

98.699

114.663

27.171

76.773

101.151

 

173.536

262.655

318.973

239.791

197.435

138.705

 

214.015

202.542

117.891

107.434

160.430

256.223

 

417.389

522.384

678.864

625.078

517.110

325.196

 

2.671

11.894

18.298

41.674

117.948

103.125

 

634.075

736.820

815.053

774.186

795.488

684.544

 

807.611

999.475

1.134.026

1.013.977

992.923

823.249

 

 FONTE: Anuário Estatístico Portuário - 1998.

 

INVESTIMENTOS PREVISTOS NO PPA 2000 A 2003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


AUTORIDADES

 

 

 

GOVERNO    ESTADUAL

 

 

 

GOVERNADOR: JOSÉ TARGINO MARANHÃO

Palácio da Redenção - Praça João Pessoa - Centro

CEP: 58.013-901

Telefones: (83) 216-8000 / 216-8015

 

 

VICE-GOVERNADOR: ANTONIO ROBERTO DE SOUSA PAULINO

Telefones: (83) 241-4518 / 241-4423

 

SECRETÁRIO DE INFRA-ESTRUTURA: FLÁVIO LUIS PICCOLI

Telefones : (83) 241-1546

 

 

 

GOVERNO    MUNICIPAL

 

 

 

PREFEITO: CÍCERO DE LUCENA FILHO

Praça Antônio Rabelo, nº 85

Telefone: (83) 221-1193 / 221-4060

 

 

 

 

REPRESENTAÇÃO    NO    CONGRESSO    NACIONAL

 

PARLAMENTAR

LEGENDA

TELEFONE (*)

 

 

 

 

SENADORES

 

 

 

 

Ronaldo Cunha Lima

PMDB

311-2421 / 311-2407

Ney Suassuna

PMDB

311-4345 / 311-4346

Wellington Roberto

PMDB

311-3194 / 311-3195

 

 

 

 

DEPUTADOS

 

 

 

 

Adauto Pereira    

PFL

318-5221

Armando Abílio

PMDB

318-5805

Avenzoar Arruda

PT

318-5442

Carlos Dunga

PMDB

318-5236

Damião Feliciano

PMDB

318-5716

Domiciano Cabral

PMDB

318-5605

Efraim Morais    

PFL

318-5638

Enivaldo Ribeiro

PPB

318-5840

Inaldo Leitão

PSDB

318-5938

Marcondes Gadelha

PFL

318-5901

Ricardo Rique

PSDB

318-5702

Wilson Braga

PFL

318-5642

(*) DDD (61) Brasília.