|
TRANSPORTES
EM PERNAMBUCO |
|
O ESTADO . . .
CAPITAL |
RECIFE |
|
ÁREA |
98.937,8 km² |
|
POPULAÇÃO |
7.580.826 hab. |
|
PRINCIPAIS CIDADES |
Recife Jaboatão Olinda Paulista Caruaru |
1.378.087 hab. 558.680 hab. 354.732 hab. 248.473 hab. 244.247 hab. |
FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística - 1999.
. . . E SUA
ECONOMIA
PRODUTOS
AGRÍCOLAS (Em 103 t/ano) |
Cana-de-açúcar Mandioca Tomate |
9.105,6 378,4 77,0 |
PRODUTOS
MINERAIS (Em t/ano) |
Titânio - Ilmenita |
6,2 |
PECUÁRIA (milhares de cabeças) |
Bovinos Caprinos Ovinos |
1.681,5 1.291,7 594,7 |
PRINCIPAIS
INDÚSTRIAS |
Transformação de
minerais não-metálicos, confecções, mobiliário e curtume. |
|
Participação no PIB Nacional |
2,32% |
Dados de
1998
O estado de
Pernambuco possui um sistema de transporte que abrange rodovias, ferrovias, um
pequeno trecho navegável do rio São Francisco e os portos marítimos de Recife e
Suape.
As principais
cidades do Estado ligam-se à capital Recife
e ao restante do país através de 41.657 km de rodovias,
dos quais 2.587 km são federais, 5.136 km são estaduais e 33.934 km municipais.
Deste total, 5.549 km são pavimentados.
O sistema
ferroviário do Estado é operado pela Companhia Ferroviária do Nordeste e conta
com 1.009 km de extensão. As principais ligações ferroviárias são: Linha Tronco
Sul, que liga a cidade de Propriá (SE) até Recife, a Linha Tronco Centro que
liga Recife a Salgueiro e a Linha Tronco Norte que liga Recife até Souza, no
estado da Paraíba.
O transporte
ferroviário de passageiros de Recife é oferecido pela Companhia Brasileira de
Trens Urbanos - CBTU, que administra o Trem
Metropolitano do Recife - METROREC e a Linha Sul. O sistema conta com 53 km de
extensão e 27 estações, atendendo
5 municípios.
O
estado de Pernambuco possui um pequeno trecho navegável do rio São Francisco e
planeja, a médio prazo, um aproveitamento
intermodal dos seus sistemas rodoviário, ferroviário e
hidroviário, a partir do terminal de Petrolina/Juazeiro.
O porto do Recife,
sob gestão da Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN, localiza-se a
leste da ilha do Recife, às margens dos rios Capibaribe e Beberibe. Os
principais produtos nele movimentados são milho, trigo, derivados de petróleo e
açúcar.
O porto de Suape
situa-se a 35 km ao sul do porto do
Recife, atingindo uma área de influência que abrange os estados de Pernambuco,
Alagoas e Paraíba.
Ali, a movimentação
básica é a de derivados de petróleo e, em menor escala, de frutas provenientes
dos projetos de irrigação localizados às margens do rio São Francisco.
As principais
rodovias federais que cortam o Estado são as BR's 101, 104, 116, 122, 232 e
407.
As BR's 101, 104,
116 e 122 cortam o Estado de Norte a Sul, desde a divisa com a Paraíba até a
divisa com Alagoas.
A BR-101,
com 200 km no Estado, passa por Goiana, Recife, Cabo,
Escada e Palmares.
A BR-104,
com 149 km de extensão no Estado, tem Caruaru como um
dos principais pontos de passagem.
A BR-116,
com 95 km de extensão no Estado, passa por Salgueiro e
a BR-122, com 306 km, passa por Ouricuri e Petrolina.
A BR-232 atravessa o
Estado de leste a oeste, passando por Recife, Caruaru, Serra Talhada,
Salgueiro, Ouricuri e Araripina.
No âmbito do
Programa de Concessões de Rodovias Federais do DNER, em sua 2ª etapa,
pretende-se licitar ainda este ano a BR-232 - trecho Recife - Caruaru com 129
km.
A BR-407 é a
principal ligação da região de Petrolina com o estado do Piauí.
O Ministério dos
Transportes implantou o “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários” com o
objetivo de revitalizar os principais eixos rodoviários da Malha Federal, sob
jurisdição do Governo Federal, responsáveis
pelos maiores fluxos de carga e passageiros no País. O valor previsto para o
programa, em 1999, foi de R$ 42 milhões, com extensão da malha a ser atingida
de 15.771 km.
No estado de
Pernambuco foram aplicados, no âmbito deste programa, R$ 581 mil, no trecho BR-101 - Div. PB/PE à Div. PE/AL, com 213
km de extensão.
Foi realizado,
também, o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar
imediatamente todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não
atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.
O valor previsto
para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões, sendo R$ 38,1 milhões para
conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.
No estado de
Pernambuco foram aplicados recursos de R$ 1,0 milhão em contratos de
conservação e R$ 3,7 milhões em contratos de restauração.
O Ministério dos
Transportes pretende iniciar em setembro
deste ano o “Programa Integrado de Recuperação e Conservação da Rede de
Rodovias Federais - CREMA”.
Este programa
objetiva a execução, por um período de 5 anos, de serviços de recuperação e
manutenção em um conjunto de trechos de rodovias federais, envolvendo segmentos
em bom estado e trechos em condições estruturais ou funcionais deficientes.
A 1ª etapa do
programa contemplará 5.793 km de rodovias federais e estima-se a aplicação de
recursos da ordem de US$ 230 milhões.
No estado de
Pernambuco constam do programa os trechos:
BR-232 - Serra Talhada ao Entr. BR-104, com 282 km
de extensão.
BR-116 / BR-428 / BR-122/BR-316 - Div. PI/PE a Serra
Talhada, e Div. CE/PE ao Entr. BR-428,
ao Entr. BR-122, a Juazeiro, com 561
km de extensão.
Em Km
JURISDIÇÃO/ SITUAÇÃO |
FEDERAL (DNER) |
% |
ESTADUAL |
% |
ESTADUAL TRANSIT. |
% |
MUNICIPAL |
% |
TOTAL (PE) (A) |
TOTAL BRASIL (B) |
A/B (%) |
PAVIMENTADA |
2.475,9 |
95,7 |
2.767,1 |
54,6 |
46,9 |
79,6 |
258,8 |
0,8 |
5.548,7 |
164.247,0 |
3,4 |
NÃO PAVIMENTADA |
102,4 |
4,0 |
2.265,5 |
44,6 |
12,0 |
20,4 |
33.675,4 |
99,2 |
36.055,3 |
1.548.905,5 |
2,3 |
EM PAVIMENTAÇÃO |
8,2 |
0,3 |
45,2 |
0,8 |
- |
- |
- |
- |
53,4 |
10.130,0 |
0,5 |
SUBTOTAL |
2.586,5 |
100 |
5.077,8 |
100 |
58,9 |
100 |
33.934,2 |
100 |
41.657,4 |
1.723.282,5 |
2,4 |
EM IMPLANTAÇÃO |
- |
- |
- |
- |
- |
1.641,9 |
- |
||||
PLANEJADA |
183,4 |
432,8 |
- |
- |
616,2 |
151.243.,5 |
0,4 |
||||
TOTAL |
2.769,9 |
5.510,6 |
58,9 |
33.934,2 |
42.273,6 |
1.876.167,9 |
2,3 |
FONTE: DNER - 1999.
OBS: Rodovias Estaduais Transitórias:
rodovias estaduais existentes,
listadas e codificadas como BRs, cujos traçados coincidem com diretrizes de rodovias federais planejadas
relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.
O sistema
ferroviário de Pernambuco conta com 1.009 km, em bitola métrica, assim
subdivididos:
LINHA TRECHO EXT.
Tronco Sul
Recife - Div.PE/AL 287 km
Tr. Centro
Recife - Salgueiro 608 km
Tr. Norte Recife - Div.PE/PB
114 km
Estas linhas são,
atualmente, operadas pela Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN.
A concessionária
investiu no biênio 97/98 US$ 70 milhões, financiados pelo Banco Mundial, na
recuperação e modernização de 64 das 102 locomotivas disponíveis.
Os sistemas de
sinalização e de comunicação entre as locomotivas e o centro de controle
operacional também estão sendo recuperados e aprimorados.
Em 1999 a CFN
investiu R$ 118 milhões e pretende investir R$ 7 milhões em 2000.
A CFN, em 1999
transportou 788 milhões de TKU. Os principais produtos transportados foram
cimento acondicionado, álcool automotivo, derivados de petróleo, milho, açúcar
cristal, alumínio, etc.
De acordo com estudo
da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, existem 38
produtos na região, que podem ser transportados por ferrovia.
Para se tornar
lucrativa, a CFN terá de transportar volume de carga muito superior ao atual.
Por isso, o planejamento estratégico da
empresa inclui a construção de mais um tronco de 523 km (Ferrovia
Transnordestina) e a reativação da hidrovia do São Francisco.
A SUDENE acredita
que, se for concluída a ferrovia Transnordestina, a CFN poderá chegar a
transportar 5 bilhões de TKU.
A Ferrovia
Transnordestina, está inserida no
“Programa Avança Brasil”, do Governo Federal. O projeto objetiva integrar a
malha ferroviária do Nordeste e permitir o escoamento das cargas da hidrovia do
São Francisco em direção aos portos de Suape e Pecém, por meio da construção do
trecho ferroviário entre Petrolina (PE) - Salgueiro (PE) - Missão Velha (CE),
numa extensão de
342 km.
A Transnordestina
S.A, atual-mente em constituição, é uma empresa privada, tendo como base para
suportar a sua viabilidade, a obtenção de recursos via FINOR no que se refere
aos investimentos de implantação da via permanente.
O empreendimento
deverá ser implantado nas seguintes etapas:
O 1º e mais extenso
trecho, com 231 km, liga a Hidrovia do São Francisco em Petrolina, até
Salgueiro. Esta ligação permitiria formar
dois corredores:
Rio São Francisco/Petrolina/Recife - cor-redor de exportação Oeste-Leste
Petrolina/Sertão Cearense/Fortaleza - corredor do interior Norte-Sul
O 2º trecho, Missão
Velha - Salgueiro, com 113 km, completa o corredor central, viabilizando a
interligação do Rio São Francisco com o sertão do Cariri e à cidade de
Fortaleza.
O 3º trecho, Crateús
- Piquet Carneiro com 179 km de extensão, desenvolve-se no estado do Ceará.
Caso concluído, formaria um corredor de São Luís a Recife evitando a
necessidade das cargas de São Luís com destino a Recife, ou vice-versa, de
obrigatoriamente circularem em Fortaleza, melhorando assim o desempenho da
ligação entre as capitais.
Os estudos de
implantação destes três trechos da ferrovia prevêem a construção inicial dos
dois trechos de Petrolina a Salgueiro e Salgueiro a Missão-Velha e o terceiro trecho
de Crateús-Piquet Carneiro deverá ter primeiro a realização de um estudo de
viabilidade técnica e econômica para a posterior decisão de construção.
O empreendimento
receberá investimentos de R$ 397,8 milhões sendo:
Petrolina - Salgueiro: R$ 146,8 milhões.
Salgueiro - Missão Velha: R$ 97,9 milhões.
Salgueiro - Recife (rest.): R$ 24,6 milhões.
Material Rodante: R$ 97,6 milhões.
Custos Financeiros: R$ 30,9 milhões.
Constam como
intervenientes no projeto, o FINOR (SUDENE) com participação de 50%, o BNDES
com 25% e a CFN com 25%.
O projeto
encontra-se em fase de detalhamento de estudos e projetos.
O transporte
ferroviário metropolitano de passageiros em Recife é gerenciado pela Companhia
Brasileira de Trens Urbanos - CBTU.
A Superintendência
de Trens Urbanos de Recife - STU/REC é responsável pelos 32 km de via em bitola métrica da
Linha Sul e
pelos 21 km eletrificados, em
bitola de 1,60m, do Trem Metropolitano de Recife - METROREC.
Os sistemas do Trem
Metropolitano e da Linha Sul, com um efetivo de 1.379 empregados, atendem à
população de 5 municípios, transportando, em 1999, cerca de 120.000 passageiros
por dia.
Na área abrangida
pelas atividades da Superintendência existem 27 estações e 3 oficinas para
manutenção do material rodante.
O Projeto de
Descentralização dos Trens Urbanos do Recife, que foi iniciado em setembro/96 e
tem término previsto para dezembro/2001, envolve recursos do Governo Federal de
US$ 203,8 milhões, sendo US$ 102,0 milhões financiados pelo BIRD e
US$ 101,8 milhões de contrapartida da União.
O Projeto estabelece intervenções físicas e
institucionais objetivando capacitar o sistema para o transporte de 300.000
passageiros/dia. Encontra-se com 19,5% das obras concluídas.
Os benefícios
sócio-ambientais motivados pelo Projeto são representativos para a Região
Metropolitana de Recife. Haverá uma economia de US$ 20,4 milhões anuais com a
redução do tempo de viagem, resultante da transferência dos passageiros dos
ônibus para o metrô.
Com sua implantação
serão transferidos cerca de 100 ônibus nos corredores da Linha Centro e 200
ônibus nos corredores da Linha Sul para outras áreas mais necessitadas,
possibilitando significativas economias externas com a redução dos
congestionamentos, da poluição (US$ 0,6 milhão anuais) e dos acidentes de
trânsito (US$ 1,1 milhão anuais).
Como consequência
das intervenções físicas a serem realizadas, o Projeto possibilitará a criação
de 7.150 empregos/ano durante a fase de implantação.
CARACTERÍSTICAS
GERAIS DO SISTEMA
COMPANHIA BRASILEIRA DE
TRENS URBANOS - CBTU
Superintendência de
Transportes Urbanos de Recife - STU/REC
DISCRIMINAÇÃO |
TREM METROPOLITANO |
LINHA SUL |
TRECHO |
Timbi - Recife |
Cinco Pontas - Cabo |
EXTENSÃO |
21 km eletrificados |
32 km não eletrificados |
NÚMERO DE ESTAÇÕES |
17 |
10 |
NÚMERO DE OFICINAS |
1 |
2 |
PASS. TRANSPORT./DIA |
118.200 |
1.250 |
FROTA EXISTENTE |
25 TUE’s |
Locomotivas - 7 Carros - 44 |
MUNICÍPIOS
ATENDIDOS |
2 |
3 |
Fonte: Relatório de Administração - 1999 / CBTU.
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS /
ano
DISCRIMINAÇÃO |
LINHA |
1997 |
1998 |
1999 |
Pass. X 103 |
T. Metrop. L. Sul |
36.300 2.227 |
36.350 1.394 |
38.200 338 |
Fonte: Relatório de
Administração - 1999 / CBTU.
Dentro do Programa
de Desestatização dos Portos, o Porto de Recife já se encontra com toda a
operação privatizada, já arrendou 17 lotes com 95 mil m2 de área e
recebeu investimentos de R$ 6 milhões.
A movimentação do
porto, em 1998, atingiu 2,6 milhões de toneladas.
Já o Porto de
Suape, objeto de um dos projetos
básicos do Programa Brasil em Ação, orçado em R$ 172 milhões, irá dar suporte à
infra-estrutura de transportes para que o país possa sustentar sua dinâmica de
crescimento nas próximas décadas.
O objetivo deste
projeto é criar infra-estrutura para atração de investimentos privados e o
consequente desenvolvimento sócio-econômico do Estado, destacando-se os
seguintes benefícios: geração de empregos durante e após a execução das obras;
geração de impostos federais, estaduais e municipais; redução do transporte de
carga rodoviária nas regiões metropolitanas, principalmente na cidade do
Recife.
A realização desses
investimentos, provenientes do setor público e privado, implica numa parceria
onde o setor privado engaja a sua capacidade de investir na área de
infra-estrutura com a ampliação dos processos de privatização e concessão de
serviços públicos, propiciando uma melhoria dos serviços prestados e uma
redução dos custos operacionais e fretes.
As obras que estão
sendo realizadas (dragagem, construção dos berços de cais, urbanização, etc.)
além de permitir condições para que a iniciativa privada possa investir na área
industrial e
portuária (construção e exploração de
Terminais
Especializados
de Movimentação de Cargas),
transformarão Suape no principal porto concentrador de cargas da Região
Nordeste, contribuindo, dentro do conceito de economia de escala, para a
redução dos fretes brutos marítimos, decorrente do transporte de grandes lotes
de carga.
Para a movimentação
de grandes lotes de carga são necessárias instalações para atender navios de
grande porte e, para isso, Suape conta com excelentes condições de localização
geográfica devido à sua proximidade das principais rotas internacionais de
navegação e de profundidade natural
(17 metros), o que permite a atracação de navios “full containers” de 4ª
geração (capacidade de 4.000 contêineres de 20 pés) e de navios “cape size” de 150.000 TPB para
movimentação de cereais a granel (soja, milho, trigo, etc.).
O porto externo com
dois píeres para granéis líquidos e outro para múltiplos usos, hoje já
movimenta mais de 3,2 milhões de toneladas/ano de cargas.
O empreendimento
encontra-se com 94% das obras executadas, estando concluídas: dragagem interna,
externa e de regeneração do solo sob o cais, abertura da entrada do porto
interno e recuperação da pavimentação da Avenida Portuária, canal de drenagem
na zona industrial portuária, acesso rodoviário as novas distribuidoras de GLP
e as áreas portuárias de pequeno porte, pavimentação do pátio de estacionamento
de carretas e construção e 3 berços.
Encontram-se em
andamento a urbanização, a construção de pátios para automóveis, a construção
do 2º pier para granéis líquidos e estudos de meio ambiente.
A conclusão do
empreendimento está prevista para outubro de 2000.
Em 1999 foram
aplicados recursos da União no montante de R$ 27,6 milhões.
No âmbito do
Programa de Arrendamento de
Áreas e Instalações Portuárias, o porto de Suape já
arrendou 04 lotes com 97 mil m2 de área e recebeu investimentos de
R$ 331 mil.
Prevê-se a licitação
a médio prazo de mais 5 lotes com 636 mil m2 e investimentos de R$
291 milhões.
Administração |
Companhia Docas do Rio
Grande do Norte - CODERN.
Localização |
Localiza-se no centro-leste
da cidade de Recife, às margens dos rios Capibaribe ao sul e Beberibe, ao
norte.
Área de Influência |
Abrange os estados de
Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, parte de Alagoas, faixa litorânea de
Sergipe, sudeste do Piauí, sul do Ceará e noroeste da Bahia.
Acessos |
Rodoviário: - BR-101, BR-232 e BR-408.
Ferroviário: - Pelas linhas da Malha
Nordeste, em bitola métrica.
Marítimo: - Canal Sul, com
aproximadamente 260 m de largura, 3,4 km de extensão e profundidade de 10,5 m:
Canal norte, com cerca de 1.000 m de comprimento e profundidade de 6,5 m, utilizado apenas por embarcações de
pequeno porte.
Instalações |
Compreendem quatro trechos
de um cais contínuo, com extensão de 2.947 m, assim distribuídos:
l Trecho 1 - 340 m, 2
berços de atracação com profundidades variando de 8,50m a 10 m, 2 silos
horizontais para granéis com capacidade para 200.000 t, 2 tanques para 10.000 t e 1
armazém destinado à carga geral, com área de
3.800 m2.
l Trecho 2 - 1.000 m, 5
berços e profundidade de 10,30 m. Dispõe de uma área de armazenagem com 50.600
m2 e 2 armazéns
totalizando 15.000 m2.
l Trecho 3 - 1.260 m, 8
berços e profundidade entre 8 e 10 m, possui 8 armazéns para carga geral.
l Trecho 4 - 347 m, 2
berços, com profundidades de 6 m a 8 m. Um pátio coberto de 1.400 m2 , destinado à carga geral.
l Conta dentro de sua área com o terminal do Instituto do Açúcar e
Álcool - IAA, especializado na movimentação de açúcar e melaço.
Administração |
Governo do Estado de
Pernambuco.
Localização |
Suape é um porto artificial,
protegido por um molhe em forma de L, com 2.950 m de extensão, localizado ao
sul do estado de Pernambuco, entre o Cabo de Santo Agostinho e o Pontal do
Cupe.
Área de Influência |
Semelhante ao porto do
Recife.
Acessos |
Rodoviário: - PE-060, que encontra
a BR-101 no município de Cabo e a AL-101 na divisa com o estado de Alagoas.
Ferroviário: - Ramal de 23 km
integrado às linhas da Malha Nordeste.
Marítimo: - Canal de acesso,
apresentando uma orientação para navegação com bóias de sinalização e
profundidades variando de 11 a 16 m.
Instalações |
l Píer para granéis líquidos com 89 m de extensão e 25 m de
largura, com dolfins laterais com 2 berços para navios de até 30.000 TPB;
l 2 pátios cobertos;
l 2 armazéns de carga geral, 1 pátio de contêineres e 45 tanques.
(Em 103t)
PORTOS |
EMBARQUE |
DESEMBARQUE |
TOTAL |
|
||||||||
|
|
GRANÉIS SÓLIDOS |
GRANÉIS LÍQUIDOS |
CARGA GERAL |
SUB- TOTAL |
GRANÉIS SÓLIDOS |
GRANÉIS LÍQUIDOS |
CARGA GERAL |
SUB- TOTAL |
|
||
|
RECIFE |
358,6 |
- |
217,1 |
575,7 |
1.451,0 |
298,3 |
291,6 |
2.040,9 |
2.616,6 |
||
|
SUAPE |
- |
961,5 |
136,8 |
1.098,3 |
- |
2.643,8 |
332,3 |
2.976,1 |
4.074,4 |
||
|
TOTAL |
358,6 |
961,5 |
353,9 |
1.674,0 |
1.451,0 |
2.942,1 |
623,9 |
5.017,0 |
6.691,0 |
||
FONTE: Anuário Estatístico Portuário - 1998.
GOVERNO
ESTADUAL |
GOVERNADOR: JARBAS DE ANDRADE VASCONCELOS
Palácio Campo das Princesas
- Praça da República s/n
CEP: 50.010-040
Telefones: (081) 425-2221 -
FAX: 424-4671
VICE-GOVERNADOR: JOSÉ MENDONÇA BEZERRA FILHO
Telefones: (081) 241-6852 /
241-3155
SECRETÁRIO DE
INFRA-ESTRUTURA: FERNANDO ANTONIO
CAMINHA DULRE
Telefones: (081) 421-6101 /
421-5465
GOVERNO
MUNICIPAL |
PREFEITO: ROBERTO MAGALHÃES MELO
Rua Cais do Apolo, 925 - 9º
andar - Recife
CEP: 50.030-230
Telefones: (081) 425-8000 /
425-8117 - 425-1614
REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL |
PARLAMENTAR |
LEGENDA |
TELEFONE (*) |
|
|
|
|
SENADORES |
|
|
|
|
Carlos Wilson |
PSDB |
311-2451 /
311-2467 |
José Jorge |
PFL |
311-3245 /
311-3246 |
Roberto Freire |
PPS |
311-2161 /
311-2164 |
|
|
|
|
DEPUTADOS |
|
|
|
|
Antônio Geraldo |
PFL |
318-5423 |
Armando Monteiro |
PMDB |
318-5434 |
Carlos Batata |
PSDB |
318-5334 |
Clementino Coelho |
PPS |
318-5537 |
Djalma Paes |
PSB |
318-5915 |
Eduardo Campos |
PSB |
318-5846 |
Fernando Ferro |
PT |
318-5427 |
Gonzaga Patriota |
PSB |
318-5430 |
Inocêncio
Oliveira |
PFL |
318-5928 |
João Colaço |
PMDB |
318-5419 |
Joaquim Francisco |
PFL |
318-5425 |
Joel de Hollanda |
PFL |
318-5408 |
José Chaves |
PMDB |
318-5436 |
José Mendonça
Bezerra |
PFL |
318-5314 |
José Múcio
Monteiro |
PFL |
318-5458 |
Luciano Bivar |
PSL |
318-5717 |
Luiz
Piauhylino |
PSDB |
318-5224 |
Marcos de Jesus |
PSDB |
318-5745 |
Osvaldo
Coelho |
PFL |
318-5444 |
Pedro Correa |
PPB |
318-5415 |
Pedro Eugênio |
PPS |
318-5914 |
Ricardo Fiuza |
PFL |
318-5918 |
Salatiel Carvalho |
PMDB |
318-5937 |
Sérgio Guerra |
PSDB |
318-5426 |
Severino
Cavalcanti |
PPB |
318-5707 |
(*) DDD (61) Brasília