TRANSPORTES  EM PERNAMBUCO
Maio/2000

 

 

 

 

retorna

 

 

 

ASPECTOS  GERAIS

 

 

 

O  ESTADO . . .

 

 

 

CAPITAL

 

 

RECIFE

 

 

ÁREA

 

 

98.937,8 km²

 

 

POPULAÇÃO

 

 

7.580.826 hab.

 

 

 

PRINCIPAIS CIDADES

 

Recife

Jaboatão

Olinda

Paulista

Caruaru

1.378.087 hab.

558.680 hab.

354.732 hab.

248.473 hab.

244.247 hab.

FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 1999.

 

 

. . .  E  SUA  ECONOMIA

 

 

 

PRODUTOS  AGRÍCOLAS

(Em 103 t/ano)

 

 

Cana-de-açúcar

Mandioca

Tomate

 

9.105,6

378,4

77,0

 

PRODUTOS  MINERAIS

(Em  t/ano)

 

Titânio - Ilmenita

 

 

6,2

 

PECUÁRIA

(milhares de cabeças)

 

 

Bovinos

Caprinos

Ovinos

 

1.681,5

1.291,7

594,7

 

PRINCIPAIS  INDÚSTRIAS

 

Transformação de minerais não-metálicos, confecções, mobiliário e curtume.

Participação no PIB Nacional

2,32%

                      Dados de 1998

 

O    SISTEMA    DE    TRANSPORTES

 

O estado de Pernambuco possui um sistema de transporte que abrange rodovias, ferrovias, um pequeno trecho navegável do rio São Francisco e os portos marítimos de Recife e Suape.

 

As principais cidades do Estado ligam-se à capital Recife e ao restante do país através de 41.657 km de rodovias, dos quais 2.587 km são federais, 5.136 km são estaduais e 33.934 km municipais. Deste total,  5.549 km são pavimentados.

 

O sistema ferroviário do Estado é operado pela Companhia Ferroviária do Nordeste e conta com 1.009 km de extensão. As principais ligações ferroviárias são: Linha Tronco Sul, que liga a cidade de Propriá (SE) até Recife, a Linha Tronco Centro que liga Recife a Salgueiro e a Linha Tronco Norte que liga Recife até Souza, no estado da Paraíba.

 

O transporte ferroviário de passageiros de Recife é oferecido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, que administra o Trem
Metropolitano do Recife - METROREC e a Linha Sul. O sistema conta com 53 km de extensão e 27 estações, atendendo          5 municípios.

 

O estado de Pernambuco possui um pequeno trecho navegável do rio São Francisco e planeja, a médio prazo, um aproveitamento     intermodal    dos    seus sistemas rodoviário, ferroviário e hidroviário, a partir do terminal de Petrolina/Juazeiro.

 

O porto do Recife, sob gestão da Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN, localiza-se a leste da ilha do Recife, às margens dos rios Capibaribe e Beberibe. Os principais produtos nele movimentados são milho, trigo, derivados de petróleo e açúcar.

 

O porto de Suape situa-se a     35 km ao sul do porto do Recife, atingindo uma área de influência que abrange os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

 

Ali, a movimentação básica é a de derivados de petróleo e, em menor escala, de frutas provenientes dos projetos de irrigação localizados às margens do rio São Francisco.

 

 

O    TRANSPORTE    RODOVIÁRIO

 

As principais rodovias federais que cortam o Estado são as BR's 101, 104, 116, 122, 232 e 407.

 

As BR's 101, 104, 116 e 122 cortam o Estado de Norte a Sul, desde a divisa com a Paraíba até a divisa com Alagoas.

 

A  BR-101,  com  200 km  no Estado, passa por Goiana, Recife, Cabo, Escada e Palmares.

 

A  BR-104,  com  149 km  de extensão no Estado, tem Caruaru como um dos principais pontos de passagem.

 

A  BR-116,  com  95 km  de extensão no Estado, passa por Salgueiro e a BR-122, com 306 km, passa por Ouricuri e Petrolina.

 

A BR-232 atravessa o Estado de leste a oeste, passando por Recife, Caruaru, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Araripina.

 

No âmbito do Programa de Concessões de Rodovias Federais do DNER, em sua 2ª etapa, pretende-se licitar ainda este ano a BR-232 - trecho Recife - Caruaru com 129 km.

 

A BR-407 é a principal ligação da região de Petrolina com o estado do Piauí.

 

O Ministério dos Transportes implantou o “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários” com o objetivo de revitalizar os principais eixos rodoviários da Malha Federal, sob jurisdição do Governo Federal, responsáveis  pelos maiores fluxos de carga  e  passageiros no País. O valor previsto para o programa, em 1999, foi de R$ 42 milhões, com extensão da malha a ser atingida de 15.771 km.

 

No estado de Pernambuco foram aplicados, no âmbito deste programa,    R$ 581 mil, no trecho BR-101 - Div. PB/PE à Div. PE/AL, com 213 km de extensão.

 

Foi realizado, também, o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar imediatamente todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.

 

O valor previsto para este programa, em 1999, foi de R$ 66,3 milhões, sendo R$ 38,1 milhões para conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.

 

No estado de Pernambuco foram aplicados recursos de R$ 1,0 milhão em contratos de conservação e R$ 3,7 milhões em contratos de restauração.

 

O Ministério dos Transportes pretende iniciar em setembro  deste ano o “Programa Integrado de Recuperação e Conservação da Rede de Rodovias Federais - CREMA”.

 

Este programa objetiva a execução, por um período de 5 anos, de serviços de recuperação e manutenção em um conjunto de trechos de rodovias federais, envolvendo segmentos em bom estado e trechos em condições estruturais ou funcionais deficientes.

 

A 1ª etapa do programa contemplará 5.793 km de rodovias federais e estima-se a aplicação de recursos da ordem de US$ 230 milhões.

 

No estado de Pernambuco constam do programa os trechos:

 

*   BR-232 - Serra Talhada ao Entr. BR-104, com 282 km de extensão.

 

*   BR-116 / BR-428 / BR-122/BR-316 - Div. PI/PE a Serra Talhada,  e Div. CE/PE ao Entr. BR-428, ao Entr.   BR-122, a Juazeiro, com 561 km de extensão.

 

ESTADO  DE  PERNAMBUCO

MALHA  RODOVIÁRIA

Em  Km

 

JURISDIÇÃO/

SITUAÇÃO

 

FEDERAL

(DNER)

 

%

 

 

ESTADUAL

 

%

 

ESTADUAL

TRANSIT.

 

%

 

MUNICIPAL

 

%

 

TOTAL

(PE)

(A)

 

TOTAL

BRASIL

(B)

 

A/B

(%)

 

PAVIMENTADA

 

 

2.475,9

 

95,7

 

2.767,1

 

54,6

 

 

46,9

 

79,6

 

 

258,8

 

 

0,8

 

 

5.548,7

 

164.247,0

 

3,4

NÃO

PAVIMENTADA

 

 

102,4

 

4,0

 

2.265,5

 

44,6

 

12,0

 

20,4

 

33.675,4

 

99,2

 

36.055,3

 

1.548.905,5

 

2,3

EM

PAVIMENTAÇÃO

 

 

8,2

 

0,3

 

45,2

 

0,8

 

-

 

-

 

-

 

-

 

53,4

 

10.130,0

 

0,5

 

SUBTOTAL

 

 

2.586,5

 

100

 

5.077,8

 

100

 

58,9

 

100

 

33.934,2

 

100

 

41.657,4

 

1.723.282,5

 

2,4

EM

IMPLANTAÇÃO

 

 

-

 

-

 

-

 

 

-

 

-

 

1.641,9

 

-

 

PLANEJADA

 

 

183,4

 

432,8

 

-

 

-

 

616,2

 

151.243.,5

 

0,4

 

TOTAL

 

 

2.769,9

 

5.510,6

 

58,9

 

33.934,2

 

42.273,6

 

1.876.167,9

 

2,3

FONTE: DNER - 1999.

OBS: Rodovias Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos traçados  coincidem  com  diretrizes    de rodovias federais planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.

 

TRANSPORTE    FERROVIÁRIO    DE    CARGA

 

O sistema ferroviário de Pernambuco conta com 1.009 km, em bitola métrica, assim subdivididos:

 

 LINHA              TRECHO              EXT.

 

Tronco Sul   Recife - Div.PE/AL    287 km

Tr. Centro    Recife - Salgueiro      608 km

Tr. Norte      Recife - Div.PE/PB    114 km

 

Estas linhas são, atualmente, operadas pela Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN.

 

A concessionária investiu no biênio 97/98 US$ 70 milhões, financiados pelo Banco Mundial, na recuperação e modernização de 64 das 102 locomotivas disponíveis.

 

Os sistemas de sinalização e de comunicação entre as locomotivas e o centro de controle operacional também estão sendo recuperados e aprimorados.

 

Em 1999 a CFN investiu R$ 118 milhões e pretende investir R$ 7 milhões em 2000.

 

A CFN, em 1999 transportou 788 milhões de TKU. Os principais produtos transportados foram cimento acondicionado, álcool automotivo, derivados de petróleo, milho, açúcar cristal, alumínio, etc.

 

De acordo com estudo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, existem 38 produtos na região, que podem ser transportados por ferrovia.

 

Para se tornar lucrativa, a CFN terá de transportar volume de carga muito superior ao atual. Por  isso, o planejamento estratégico da empresa inclui a construção de mais um tronco de 523 km (Ferrovia Transnordestina) e a reativação da hidrovia do São Francisco.

 

A SUDENE acredita que, se for concluída a ferrovia Transnordestina, a CFN poderá chegar a transportar 5 bilhões de TKU.

 

 

A    FERROVIA    TRANSNORDESTINA

 

A Ferrovia Transnordestina,  está inserida no “Programa Avança Brasil”, do Governo Federal. O projeto objetiva integrar a malha ferroviária do Nordeste e permitir o escoamento das cargas da hidrovia do São Francisco em direção aos portos de Suape e Pecém, por meio da construção do trecho ferroviário entre Petrolina (PE) - Salgueiro (PE) - Missão Velha (CE), numa extensão de
342 km.

 

A Transnordestina S.A, atual-mente em constituição, é uma empresa privada, tendo como base para suportar a sua viabilidade, a obtenção de recursos via FINOR no que se refere aos investimentos de implantação da via permanente.

 

O empreendimento deverá ser implantado nas seguintes etapas:

 

O 1º e mais extenso trecho, com 231 km, liga a Hidrovia do São Francisco em Petrolina, até Salgueiro. Esta ligação permitiria formar  dois corredores:

*   Rio São Francisco/Petrolina/Recife - cor-redor de exportação Oeste-Leste

*   Petrolina/Sertão Cearense/Fortaleza - corredor do interior Norte-Sul

 

O 2º trecho, Missão Velha - Salgueiro, com 113 km, completa o corredor central, viabilizando a interligação do Rio São Francisco com o sertão do Cariri e à cidade de Fortaleza.

 

O 3º trecho, Crateús - Piquet Carneiro com 179 km de extensão, desenvolve-se no estado do Ceará. Caso concluído, formaria um corredor de São Luís a Recife evitando a necessidade das cargas de São Luís com destino a Recife, ou vice-versa, de obrigatoriamente circularem em Fortaleza, melhorando assim o desempenho da ligação entre as capitais.

 

Os estudos de implantação destes três trechos da ferrovia prevêem a construção inicial dos dois trechos de Petrolina a Salgueiro e Salgueiro a Missão-Velha e o terceiro trecho de Crateús-Piquet Carneiro deverá ter primeiro a realização de um estudo de viabilidade técnica e econômica para a posterior decisão de construção.

 

O empreendimento receberá investimentos de R$ 397,8 milhões sendo:

*   Petrolina - Salgueiro: R$ 146,8 milhões.

*   Salgueiro - Missão Velha: R$ 97,9 milhões.

*   Salgueiro - Recife (rest.): R$ 24,6 milhões.

*   Material Rodante: R$ 97,6 milhões.

*   Custos Financeiros: R$ 30,9 milhões.

Constam como intervenientes no projeto, o FINOR (SUDENE) com participação de 50%, o BNDES com 25% e a CFN com 25%.

O projeto encontra-se em fase de detalhamento de estudos e projetos.

 

O    TRANSPORTE    FERROVIÁRIO    DE    PASSAGEIROS

 

O transporte ferroviário metropolitano de passageiros em Recife é gerenciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU.

 

A Superintendência de Trens Urbanos   de   Recife - STU/REC   é responsável pelos 32 km de via em bitola métrica  da  Linha  Sul  e  pelos  21 km eletrificados, em bitola de 1,60m, do Trem Metropolitano de Recife - METROREC.

 

Os sistemas do Trem Metropolitano e da Linha Sul, com um efetivo de 1.379 empregados, atendem à população de 5 municípios, transportando, em 1999, cerca de 120.000 passageiros por dia.

 

Na área abrangida pelas atividades da Superintendência existem 27 estações e 3 oficinas para manutenção do material rodante.

 

O Projeto de Descentralização dos Trens Urbanos do Recife, que foi iniciado em setembro/96 e tem término previsto para dezembro/2001, envolve recursos do Governo Federal de
US$ 203,8 milhões, sendo US$ 102,0 milhões financiados pelo BIRD e
US$ 101,8 milhões de contrapartida da União.

 

 O Projeto estabelece intervenções físicas e institucionais objetivando capacitar o sistema para o transporte de 300.000 passageiros/dia. Encontra-se com 19,5% das obras concluídas.

 

Os benefícios sócio-ambientais motivados pelo Projeto são representativos para a Região Metropolitana de Recife. Haverá uma economia de US$ 20,4 milhões anuais com a redução do tempo de viagem, resultante da transferência dos passageiros dos ônibus para o metrô.

 

Com sua implantação serão transferidos cerca de 100 ônibus nos corredores da Linha Centro e 200 ônibus nos corredores da Linha Sul para outras áreas mais necessitadas, possibilitando significativas economias externas com a redução dos congestionamentos, da poluição (US$ 0,6 milhão anuais) e dos acidentes de trânsito (US$ 1,1 milhão anuais).

 

Como consequência das intervenções físicas a serem realizadas, o Projeto possibilitará a criação de 7.150 empregos/ano durante a fase de implantação.

 

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA

 

COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS - CBTU

Superintendência de Transportes Urbanos de Recife - STU/REC

 

 

DISCRIMINAÇÃO

TREM METROPOLITANO

LINHA SUL

TRECHO

Timbi - Recife

Cinco Pontas - Cabo

 

EXTENSÃO

 

 

21 km

eletrificados

 

32 km

não eletrificados

NÚMERO DE ESTAÇÕES

17

10

NÚMERO DE OFICINAS

1

2

PASS. TRANSPORT./DIA

118.200

1.250

 

FROTA EXISTENTE

 

 

25 TUE’s

 

 

Locomotivas -   7

Carros           - 44

 

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

2

3

Fonte: Relatório de Administração - 1999 / CBTU.

 

 

 

PASSAGEIROS TRANSPORTADOS / ano

 

 

 

DISCRIMINAÇÃO

 

 

LINHA

 

1997

 

1998

 

 

1999

 

 

Pass. X 103

 

T. Metrop.

L. Sul

 

 

36.300

2.227

 

 

36.350

1.394

 

 

38.200

338

 

Fonte: Relatório de Administração - 1999 / CBTU.

 

 

O    SISTEMA    PORTUÁRIO

 

Dentro do Programa de Desestatização dos Portos, o Porto de Recife já se encontra com toda a operação privatizada, já arrendou 17 lotes com 95 mil m2 de área e recebeu investimentos de R$ 6 milhões.

 

A movimentação do porto, em 1998, atingiu 2,6 milhões de toneladas.

 

Já o Porto  de  Suape, objeto de um dos projetos  básicos do Programa Brasil em Ação, orçado em                    R$ 172 milhões, irá dar suporte à infra-estrutura de transportes para que o país possa sustentar sua dinâmica de crescimento nas próximas décadas.

 

O objetivo deste projeto é criar infra-estrutura para atração de investimentos privados e o consequente desenvolvimento sócio-econômico do Estado, destacando-se os seguintes benefícios: geração de empregos durante e após a execução das obras; geração de impostos federais, estaduais e municipais; redução do transporte de carga rodoviária nas regiões metropolitanas, principalmente na cidade do Recife.

 

A realização desses investimentos, provenientes do setor público e privado, implica numa parceria onde o setor privado engaja a sua capacidade de investir na área de infra-estrutura com a ampliação dos processos de privatização e concessão de serviços públicos, propiciando uma melhoria dos serviços prestados e uma redução dos custos operacionais e fretes.

 

As obras que estão sendo realizadas (dragagem, construção dos berços de cais, urbanização, etc.) além de permitir condições para que a iniciativa privada possa investir na área industrial e

 

 

portuária (construção e exploração de Terminais Especializados de Movimentação de Cargas), transformarão Suape no principal porto concentrador de cargas da Região Nordeste, contribuindo, dentro do conceito de economia de escala, para a redução dos fretes brutos marítimos, decorrente do transporte de grandes lotes de carga.

 

Para a movimentação de grandes lotes de carga são necessárias instalações para atender navios de grande porte e, para isso, Suape conta com excelentes condições de localização geográfica devido à sua proximidade das principais rotas internacionais de navegação e de profundidade natural   (17 metros), o que permite a atracação de navios “full containers” de 4ª geração (capacidade de 4.000 contêineres de      20 pés) e de navios “cape size” de 150.000 TPB para movimentação de cereais a granel (soja, milho, trigo, etc.).

 

O porto externo com dois píeres para granéis líquidos e outro para múltiplos usos, hoje já movimenta mais de 3,2 milhões de toneladas/ano de cargas.

 

O empreendimento encontra-se com 94% das obras executadas, estando concluídas: dragagem interna, externa e de regeneração do solo sob o cais, abertura da entrada do porto interno e recuperação da pavimentação da Avenida Portuária, canal de drenagem na zona industrial portuária, acesso rodoviário as novas distribuidoras de GLP e as áreas portuárias de pequeno porte, pavimentação do pátio de estacionamento de carretas e construção e 3 berços.

 

Encontram-se em andamento a urbanização, a construção de pátios para automóveis, a construção do 2º pier para granéis líquidos e estudos de meio ambiente.

 

A conclusão do empreendimento está prevista para outubro de 2000.

 

Em 1999 foram aplicados recursos da União no montante de R$ 27,6 milhões.

 

No âmbito do Programa de Arrendamento   de   Áreas  e   Instalações Portuárias, o porto de Suape já arrendou 04 lotes com 97 mil m2 de área e recebeu investimentos de R$ 331 mil.

 

Prevê-se a licitação a médio prazo de mais 5 lotes com 636 mil m2 e investimentos de R$ 291 milhões.

 

 

PORTO DO RECIFE

 

 

Administração

 

Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN.

 

Localização

 

Localiza-se no centro-leste da cidade de Recife, às margens dos rios Capibaribe ao sul e Beberibe, ao norte.

 

Área de Influência

 

Abrange os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, parte de Alagoas, faixa litorânea de Sergipe, sudeste do Piauí, sul do Ceará e noroeste da Bahia.

 

Acessos

 

Rodoviário: - BR-101, BR-232 e BR-408.

Ferroviário: - Pelas linhas da Malha Nordeste, em bitola métrica.

Marítimo: - Canal Sul, com aproximadamente 260 m de largura, 3,4 km de extensão e profundidade de 10,5 m: Canal norte, com cerca de 1.000 m de comprimento e profundidade de  6,5 m, utilizado apenas por embarcações de pequeno porte.

 

Instalações

 

Compreendem quatro trechos de um cais contínuo, com extensão de 2.947 m, assim distribuídos:

l    Trecho 1 - 340 m, 2 berços de atracação com profundidades variando de 8,50m a 10 m, 2 silos horizontais para granéis com capacidade para 200.000 t,              2 tanques para 10.000 t e 1 armazém destinado à carga geral, com área de  3.800 m2.

l    Trecho 2 - 1.000 m, 5 berços e profundidade de 10,30 m. Dispõe de uma área de armazenagem com 50.600 m2 e 2 armazéns totalizando 15.000 m2.

l    Trecho 3 - 1.260 m, 8 berços e profundidade entre 8 e 10 m, possui 8 armazéns para carga geral.

l    Trecho 4 - 347 m, 2 berços, com profundidades de 6 m a 8 m. Um pátio coberto de 1.400 m2 , destinado à carga geral.

l    Conta dentro de sua área com o terminal do Instituto do Açúcar e Álcool - IAA, especializado na movimentação de açúcar e melaço.

 

 

 

PORTO DE SUAPE

 

 

Administração

 

Governo do Estado de Pernambuco.

 

Localização

 

Suape é um porto artificial, protegido por um molhe em forma de L, com 2.950 m de extensão, localizado ao sul do estado de Pernambuco, entre o Cabo de Santo Agostinho e o Pontal do Cupe.

 

Área de Influência

 

Semelhante ao porto do Recife.

 

Acessos

 

Rodoviário: - PE-060, que encontra a BR-101 no município de Cabo e a AL-101 na divisa com o estado de Alagoas.

Ferroviário: - Ramal de 23 km integrado às linhas da Malha Nordeste.

Marítimo: - Canal de acesso, apresentando uma orientação para navegação com bóias de sinalização e profundidades variando de 11 a 16 m.

 

Instalações

 

l    Píer para granéis líquidos com 89 m de extensão e 25 m de largura, com dolfins laterais com 2 berços para navios de até 30.000 TPB;

l    2 pátios cobertos;

l    2 armazéns de carga geral, 1 pátio de contêineres e 45 tanques.

 

 

 

ESTADO   DE   PERNAMBUCO

MOVIMENTAÇÃO  DE  CARGAS  NOS  PORTOS  -  1998

 

(Em 103t)

 

 

PORTOS

 

EMBARQUE

 

 

DESEMBARQUE

 

 

 

TOTAL

 

 

 

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

 

 

 

RECIFE

 

 

358,6

 

-

 

217,1

 

575,7

 

1.451,0

 

298,3

 

291,6

 

2.040,9

 

 

2.616,6

 

 

SUAPE

 

 

-

 

961,5

 

136,8

 

1.098,3

 

 

-

 

2.643,8

 

332,3

 

2.976,1

 

4.074,4

 

 

TOTAL

 

 

358,6

 

961,5

 

353,9

 

1.674,0

 

1.451,0

 

2.942,1

 

623,9

 

5.017,0

 

6.691,0

FONTE: Anuário Estatístico Portuário - 1998.

 

 

 

 

AUTORIDADES

 

 

 

GOVERNO    ESTADUAL

 

 

 

GOVERNADOR: JARBAS DE ANDRADE VASCONCELOS

Palácio Campo das Princesas - Praça da República s/n

CEP: 50.010-040

Telefones: (081) 425-2221 - FAX: 424-4671

 

 

VICE-GOVERNADOR: JOSÉ MENDONÇA BEZERRA FILHO

Telefones: (081) 241-6852 / 241-3155

 

 

SECRETÁRIO DE INFRA-ESTRUTURA: FERNANDO ANTONIO CAMINHA DULRE

Telefones: (081) 421-6101 / 421-5465

 

 

 

GOVERNO    MUNICIPAL

 

 

 

PREFEITO: ROBERTO MAGALHÃES MELO

Rua Cais do Apolo, 925 - 9º andar - Recife

CEP: 50.030-230

Telefones: (081) 425-8000 / 425-8117 - 425-1614

 

 

 

REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL

 

PARLAMENTAR

LEGENDA

TELEFONE (*)

 

 

 

 

SENADORES

 

 

 

 

Carlos Wilson

PSDB

311-2451 / 311-2467

José Jorge

PFL

311-3245 / 311-3246

Roberto Freire

PPS

311-2161 / 311-2164

 

 

 

 

DEPUTADOS

 

 

 

 

Antônio Geraldo

PFL

318-5423

Armando Monteiro

PMDB

318-5434

Carlos Batata

PSDB

318-5334

Clementino Coelho

PPS

318-5537

Djalma Paes

PSB

318-5915

Eduardo Campos

PSB

318-5846

Fernando Ferro

PT

318-5427

Gonzaga Patriota

PSB

318-5430

Inocêncio Oliveira    

PFL

318-5928

João Colaço

PMDB

318-5419

Joaquim Francisco

PFL

318-5425

Joel de Hollanda

PFL

318-5408

José Chaves

PMDB

318-5436

José Mendonça Bezerra  

PFL

318-5314

José Múcio Monteiro

PFL

318-5458

Luciano Bivar

PSL

318-5717

Luiz Piauhylino    

PSDB

318-5224

Marcos de Jesus

PSDB

318-5745

Osvaldo Coelho    

PFL

318-5444

Pedro Correa    

PPB

318-5415

Pedro Eugênio

PPS

318-5914

Ricardo Fiuza

PFL

318-5918

Salatiel Carvalho    

PMDB

318-5937

Sérgio Guerra    

PSDB

318-5426

Severino Cavalcanti

PPB

318-5707

         (*) DDD (61) Brasília