TRANSPORTES  NO RIO  GRANDE  DO  NORTE
Maio/2000

 

 

 

 

retorna

 

 

 

 

ASPECTOS   GERAIS

 

 

 

O   ESTADO . . .

 

 

 

CAPITAL

 

 

NATAL

 

ÁREA

 

 

53.306,8 km2

 

POPULAÇÃO

 

 

2.654.501 hab.

 

 

PRINCIPAIS CIDADES

 

 

 

Natal

Mossoró

Parnamirim

Ceará - Mirim

 

688.955 hab.

214.901 hab.

96.210 hab.

64.733 hab.

FONTE: IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 1999

 

 

 

. . .  E   SUA   ECONOMIA

 

 

 

 

PRODUTOS  AGRÍCOLAS

(Em  103  t/ano)

 

 

Cana-de-açúcar

Mandioca

Milho

Feijão

 

 

2.360

352

17

16

 

PRODUTOS  MINERAIS

(Em  t/ano)

 

 

Sal Marinho

Ferro

Tungstênio

 

 

4.808.000

4.818

70

 

 

PECUÁRIA

(milhares  de  cabeças)

 

 

Bovinos

Ovinos

Caprinos

 

 

941

391

226

 

 

PRINCIPAIS  INDÚSTRIAS

 

 

Vestuário, alimentícia e têxtil.

 

 

Participação no PIB Nacional

0,88%

                        Dados de 1998.

O    SISTEMA    DE    TRANSPORTES

 

O sistema rodoviário do Rio Grande do Norte conta com 26.920 km, dos quais 1.480 km são federais, 4.034 km são estaduais e 21.406 km são municipais.

 

O sistema ferroviário é composto de linhas da Companhia Ferroviária do Nordeste. Essas linhas cortam o Estado numa extensão de 547 km e constam de dois ramais. O ramal de Mossoró, que atravessa o Estado a oeste, no sentido norte-sul e o ramal de Macau, que atravessa o Estado a leste, no sentido nordeste-sudeste.

 

O sistema portuário é administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN, que explora comercialmente os portos de Natal e de Areia Branca.

 

O porto de Natal está localizado à margem direita do rio Potengi  e  o  porto de Areia Branca  a  26 km  a  nordeste  da cidade de mesmo nome, distante da costa cerca de 14 km. É um porto-ilha que movimenta o sal oriundo das salinas do Estado, principalmente de Macau, Mossoró e Areia Branca.

 

No âmbito do Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias, o Porto de Natal já arrendou 2 lotes com 5 mil m2 e recebeu investimentos de R$ 64 milhões.

 

Prevê-se o arrendamento, a médio prazo, de 6 lotes com 31 m2 de área e investimentos de R$ 18 milhões.

 

O sistema de Transporte Urbano de Passageiros sobre Trilhos de Natal, em tração  diesel  e  bitola  de  1,00 m,  é composto de dois subsistemas. O Subsistema Sul, com 18 km, liga Parnamirim a Natal e o Subsistema Norte, com 38 km, liga Ceará-Mirim a Natal.

 

 

O    TRANSPORTE    RODOVIÁRIO

 

As rodovias do Rio Grande do Norte apresentam deficiências decorrentes do baixo nível de investimentos em manutenção, conservação e restauração. Elas também se caracterizam por elevados índices de acidente, concentrados próximos às áreas urbanas. As redes federais e estaduais pavimentadas necessitam de melhorias substanciais, inclusive, na sinalização e nos dispositivos de segurança.

 

O estado do Rio Grande do Norte conta com uma malha de 26.920 km, dos quais 3.753 km são pavimentados.

 

As principais rodovias federais são as BR-101, 110, 226, 304, 405 e 406.

 

A BR-101 corta o litoral do Estado desde a divisa com a Paraíba até Touros, passando por Canguaretama, São José do Mipibu, Parnamirim e Natal.

 

A BR-110 liga a cidade de Areia Branca a Mossoró. Conta com 57 km e funciona como integração rodo-marítima na movimentação de sal.

 

A BR-226 corta o Rio Grande do Norte no sentido leste-oeste, desde Natal até a divisa com o Ceará, ligando as cidades de Santa Cruz, Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Messias Targino, Patu e Pau dos Ferros. É uma rodovia com significativa concentração de tráfego e se encontra em condições de trânsito regular.

 

A BR-304 corta o Estado no sentido leste-oeste, desde Natal até a divisa RN/CE, passando pelas cidades de Riachuelo, Caiçara do Rio do Vento, Lajes e Mossoró.  A  partir  de  Natal,  os  36 km iniciais são coincidentes com a BR-226.

 

A BR-405 tem início em Mossoró, liga as cidades de Apodi, São Francisco do Oeste, Pau dos Ferros e atinge a divisa RN/PB encontra-se em condições de trânsito precário em alguns pontos.

 

A BR-406 liga Natal a Macau, passando por Ceará-Mirim, João Câmara e Jandaíra, com 184 km de extensão.

 

O Ministério dos Transportes implantou o “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários” com o objetivo de revitalizar os principais eixos rodoviários da Malha Federal, sob jurisdição do Governo Federal, responsáveis pelos maiores fluxos de carga e passageiros no País. O valor previsto para o programa, em 1999, foi de R$ 42 milhões, com extensão da malha a ser atingida de 15.771 km.

 

No estado do Rio Grande do Norte foram aplicados no programa, em 1999, R$ 1,2 milhão nos seguintes trechos:

 

*   BR-101 - Entr. BR-304 à Div. RN/PB, com 84 km de extensão.

 

*   BR-226 - Entr. BR-101/364 ao Entr. BR-427, com 178 km de extensão.

 

*   BR-304 - Div. CE/RN ao Entr. BR-101, com 309 km de extensão.

 

Foi realizado, também, o “Programa de Conservação Rotineira” com o objetivo de executar imediatamente todos os serviços de conservação rotineira dos trechos não atingidos pelo “Programa de Revitalização dos Eixos Rodoviários Nacionais”.

O valor previsto para este programa em 1999, foi de R$ 66,3 milhões sendo R$ 38,1 milhões para conservação e R$ 28,2 milhões para restauração.

 

No estado do Rio Grande do Norte foram aplicados recursos R$ 462 mil em contratos de conservação e R$ 1,3 milhão em contratos de restauração.

 

O Ministério dos Transportes pretende iniciar em setembro o “Programa Integrado de Recuperação e Conservação da Rede de Rodovias Federais - CREMA”.

 

Este programa objetiva a execução, por um período de 5   anos,   de serviços de recuperação e manutenção em um conjunto de trechos de rodovias federais, envolvendo segmentos em bom estado e trechos em condições estruturais ou funcionais deficientes.

 

A 1ª etapa do programa contemplará 5.793 km de rodovias federais e estima-se a aplicação de recursos da ordem de US$ 230 milhões.

 

No estado do Rio Grande do Norte consta da 2ª etapa do programa o trecho BR-304 - Div. RN/CE ao Entr. BR-101, com 309,3 km de extensão.

 

 

ESTADO  DO  RIO  GRANDE  DO  NORTE

MALHA  RODOVIÁRIA

Em  Km

 

JURISDIÇÃO/

SITUAÇÃO

 

FEDERAL

(DNER)

 

%

 

 

ESTADUAL

 

%

 

ESTADUAL

TRANSIT.

 

%

 

MUNICIPAL

 

%

 

TOTAL

(RN)

(A)

 

TOTAL

BRASIL

(B)

 

A/B

(%)

 

PAVIMENTADA

 

 

1.306,5

 

88,2

 

2.217,1

 

57,6

 

 

112,2

 

60,8

 

 

117,2

 

 

0,5

 

 

3.753,0

 

150.835,7

 

2,5

NÃO

PAVIMENTADA

 

 

129,3

 

8,7

 

1.600,2

 

41,6

 

72,2

 

39,2

 

21.289,0

 

99,5

 

23.090,7

 

1.498.541,6

 

1,5

EM

PAVIMENTAÇÃO

 

 

44,8

 

3,1

 

32,4

 

0,8

 

 

-

 

-

 

-

 

-

 

77,2

 

9.299,3

 

0,8

 

SUBTOTAL

 

 

1.480,6

 

100

 

3.849,7

 

100

 

184,4

 

100

 

21.406,2

 

100

 

26.920,9

 

1.658.676,6

 

1,6

EM

IMPLANTAÇÃO

 

 

6,9

 

18,4

 

-

 

 

-

 

25,3

 

2.596,8

 

0,9

 

PLANEJADA

 

 

97,4

 

70,0

 

-

 

298,5

 

465,9

 

163.122,7

 

0,2

 

TOTAL

 

 

1.584,9

 

3.938,1

 

184,4

 

21.704,7

 

27.412,1

 

1.824.396,1

 

1,5

FONTE: DNER - 1997.

OBS: Rodovias Estaduais Transitórias: rodovias estaduais existentes, listadas e codificadas como BRs, cujos traçados  coincidem  com  diretrizes    de           rodovias federais planejadas relacionadas na Rede Rodoviária do PNV.

 

O   TRANSPORTE   FERROVIÁRIO   DE   CARGA

O sistema ferroviário do Rio Grande do Norte, que conta com 547 km em bitola métrica é, hoje, operado pela Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN.

 

A concessionária iniciou a operação da malha localizada nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas em janeiro/98.

 

O ramal de Mossoró conta com 187 km e liga a cidade de Mossoró a Alexandria.  Esse  ramal  se  estende   por

mais de 26 km no estado da Paraíba, até a cidade de Souza.

 

O ramal de Macau tem início em Itabaiana, na  Paraíba. Em território potiguar, esse ramal conta com 360 km e liga as cidades de Nova Cruz, Natal, João Câmara a Macau.

 

A CFN investiu no biênio 97/98 cerca de R$ 40 milhões, R$ 118 milhões em 99 e pretende investir R$ 7 milhões em 2000.

 

A CFN transportou, em 1999, 788 milhões de TKU.

 

Os principais produtos transportados foram cimento, álcool, derivados de petróleo, milho, açúcar e alumínio.

 

 

O   TRANSPORTE   FERROVIÁRIO   DE   PASSAGEIROS

 

O transporte ferroviário urbano de passageiros de Natal é gerenciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU e transportou, em 1998, 4 mil passageiros por dia.

 

O Aglomerado Urbano de Natal, recentemente transformado em Região Metropolitana através da Lei Estadual, compõe-se de seis municípios e abrigava, em 1991, uma população de 830 mil habitantes.

 

Os sub-sistemas locais foram implantados em épocas distintas para atender reivindicações de caráter eminentemente social.

 

O Subsistema Norte liga Natal a Ceará-Mirim, contando com 11 estações e 38 km de extensão. Esta linha é bastante precária. As estações estão abertas e mal conservadas. Existem, também, diversas passagens de nível geradoras de conflitos de tráfego urbano.

 

O Subsistema Sul liga Natal a Parnamirim, contando com 7 estações e 18 km  de  linha  principal.  Está em condições razoáveis, com estações fechadas e bem conservadas.

 

Em 1999 o estado do Rio Grande do Norte recebeu investimentos no valor de R$ 600 mil para melhoramento do sistema de Natal.

 

Foram realizados as seguintes ações: recuperação de truques e motores de tração da locomotiva 6001, construção do posto de abastecimento de locomotivas, recuperação de 60% da via permanente, recuperação de 90% do pontilhão de Extremoz e colocação de sinalização passiva em 14 passagens de nível.

 

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA

 

COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS - CBTU
Gerência de Trens Urbanos de Natal - GTU/NAT

 

EXTENSÃO

56 km (bitola métrica, não eletrificados)

NÚMERO DE ESTAÇÕES

19

NÚMERO DE OFICINAS

1

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

4

PASS. TRANSPORTADOS/DIA

4.200

FROTA EXISTENTE

Locomotivas   3

Carros           20

NÚMERO DE EMPREGADOS

98

Fonte: Relatório de Administração - 1999 / CBTU.

 

 

PASSAGEIROS TRANSPORTADOS / ano

 

 

 

DISCRIMINAÇÃO

 

 

1995

 

1996

 

 

1997

 

 

1998

 

1999

 

Pass. X 103

 

1.290

 

1.296

 

998

 

725

 

1.147

Fonte: Relatório de Administração - 1999 / CBTU.

 

PORTO  DE  NATAL

 

 

Administração

 

É administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN.

 

Localização

 

Na cidade de Natal (RN), à margem direita do rio Potengi, a uma distância de

3 km da sua foz.

 

Área de Influência

 

Inclui todo o estado do Rio Grande do Norte, especialmente os municípios de Mossoró, Pau dos Ferros, Areia Branca, Macau e Ceará-Mirim.

 

Acessos

 

·   Rodoviário - pelas BR-101 e BR-226, ambas encontrando a BR-304, próxima a Natal, e a BR-406.

·   Ferroviário - através do Ramal de Macau, da Companhia Ferroviária do Nordeste.

·   Marítimo - a barra está situada próximo à foz do rio Potengi, sendo limitada a leste pelo arrecife de Natal e a oeste pela Pedra da Baixinha. Tem largura de 150 m e profundidade de 8,5 m. O canal de acesso possui 2 km de extensão, largura entre 90 m e 400 m e profundidade mínima de 5,30 m e máxima de 7 m.

 

Instalações

 

·   1 cais comercial com 400 m.

·   2 berços de atracação, um deles com 7 m de profundidade e o outro com 10 m.

·   3 armazéns para carga geral, totalizando a área de 5.400 m2.

·   3 galpões perfazendo 1.068 m2.

·   1 pátio a céu aberto de 10.836 m2.

·   12 tanques, de instalações privadas, para álcool e derivados de petróleo, sendo a capacidade estática de 62.900 t.

·   Terminal de Dunas, operado pela Petrobrás, com um trecho de 100 m, entre dolfins.

 

 

 

PORTO  DE  AREIA  BRANCA

 

 

Administração

 

É administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN.

 

Localização

 

Está localizado a 26 km a nordeste da cidade de Areia Branca (RN), ficando o porto-ilha cerca de 14 km distante da costa.

 

Área de Influência

 

Todo o sal movimentado no porto-ilha é oriundo das salinas do Rio Grande do Norte, principalmente as de Macau, Mossoró e Areia Branca.

 

Acessos

 

·   Rodoviário - a cidade de Areia Branca está interligada por meio de rodovias federais e estaduais a diversos municípios do Rio Grande do Norte e ao estado limítrofe do Ceará. As RN-012 e RN-013 alcançam a BR-304, permitindo atingir Natal e Fortaleza. A BR-110 liga Areia Branca a Mossoró e daí a várias partes da região.

·   Ferroviário - não há.

·   Marítimo - localizado em mar aberto, o porto-ilha não possui barra definida. O canal de acesso tem comprimento aproximado de 15 km, profundidade mínima de 11 m e largura variável entre 400 m e 1.000 m.

 

Instalações

 

·   1 ponte em estrutura metálica com 398 m de comprimento, sendo a atracação realizada por meio de 3 dolfins com o auxílio de 3 bóias. Com profundidade de 15 m, permite a operação de navios de até 35.000 TPB.

·   1 cais de atracação de barcaças, na face oeste do porto-ilha, com 166 m de extensão e profundidade de 7 m, por onde o sal é descarregado.

·   1 pátio com área de 15.000 m2  com capacidade estática de 100.000 t.

 

 

ESTADO  DO  RIO  GRANDE  DO  NORTE

MOVIMENTAÇÃO  DE  CARGAS  NOS  PORTOS  -  1998

 

 

Em 1000 t

 

 

    PORTOS

 

EMBARQUE

 

 

DESEMBARQUE

 

 

 

TOTAL

 

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

GRANÉIS

SÓLIDOS

GRANÉIS

LÍQUIDOS

CARGA

GERAL

SUB-

TOTAL

 

 

AREIA  BRANCA

 

 

1.829,8

 

-

 

-

 

1.829,8

 

2.099,9

 

-

 

-

 

2.099,9

 

3.929,7

 

NATAL

 

 

-

 

5.286,5

 

161,3

 

5.447,8

 

-

 

359,7

 

10,8

 

370,5

 

5.818,3

 

 

TOTAL

 

 

1.829,8

 

5.286,5

 

161,3

 

7.277,6

 

2.099,9

 

359,7

 

10,8

 

2.470,4

 

9.748,0

FONTE: MT / DPH - Anuário Estatístico Portuário - 1998.

 

INVESTIMENTOS PREVISTOS NO PPA 2000 A 2003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


AUTORIDADES

 

 

 

GOVERNO    ESTADUAL

 

 

 

GOVERNADOR: GARIBALDI ALVES FILHO

Palácio Potengi - Praça 7 de setembro s/nº

Centro Administrativo Lagoa Nova

CEP: 59.064-901

Telefones: (084) 221-1223 / 221-1224 / 204-7001 / 7002 / 7003 - FAX: 204-7090

 

 

VICE-GOVERNADOR: FERNANDO ANTONIO DA CAMARA FREIRE

Telefones: (084) 211-6846 / 211-2344 / 211-3022 - FAX: 221-3721

 

 

SECRETÁRIO DE ESTADO DA INFRA-ESTRUTURA:

VICENTE INÁCIO MARTINS FREIRE

Telefones: (084) 231-1360 / 206-4882 - FAX: 206-4874

 

 

 

GOVERNO    MUNICIPAL

 

 

 

PREFEITA: WILMA MARIA DE FARIA MEIRA

Rua Ulisses Caldas, nº 81 - Palácio Felipe Camarão - Cidade Alta

CEP: 59.025-090

Telefones: (084) 221-2432 / 221-2438 / 211-7730 / 221-8169 - FAX: 211-4082

 

 

 

REPRESENTAÇÃO    NO    CONGRESSO    NACIONAL

 

PARLAMENTAR

LEGENDA

TELEFONE (*)

 

 

 

 

SENADORES

 

 

 

 

Agnelo Alves    

PMDB

311-2461 / 311-2467

Geraldo Melo

PSDB

311-2371 / 311-2377

José Agripino

PFL

311-2361 / 311-2367

 

 

 

 

DEPUTADOS

 

 

 

 

Ana Catarina

PMDB

318-5213

Betinho Rosado

PFL

318-5558

Henrique Eduardo Alves    

PMDB

318-5539

Iberê Ferreira    

PPB

318-5609

Laire Rosado

PMDB

318-5650

Lavoisier Maia

PFL

318-5306

Múcio Sá

PMDB

318-5535

Ney Lopes    

PFL

318-5326

(*) DDD (61) Brasília.