QUADRO 10

ANÁLISE DE ROTAS ALTERNATIVAS

DESPESAS COM FRETES – EXPORTAÇÃO PARA ROTTERDAM

2015

 


MODO UTILIZADO

RODOVIA

FERROVIA

HIDROVIA

LONGO CURSO

EXTENSÃO
TOTAL
(km)

CUSTO DE
TERMINAL (1)
US$/t

FRETE
TOTAL (2)
US$/t

ROTA

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão
(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Campo Novo do Parecis-Porto Velho-Itacoatiara-Rotterdam

1.046

25,00

 

 

1.056

14,00

8.549

15,00

10.651

10,00

64,00

Campo Novo do Parecis – Porto Velho – Porto de Santana (Amapá) – Rotterdam


1.046


25,00

 

 


2.232


30,00


7.405


15,00


10.683


10,00


80,00

Campo Novo do Parecis – Cachoeira Rasteira – Santarém – Rotterdam

600

15,00

 

 

1.043

14,00

7.991

15,00

9.634

10,00

54,00

Campo Novo do Parecis – BR-163 – Santarém – Rotterdam

1.632

41,00

 

 

 

 

7.991

15,00

9.623

7,00

63,00

Campo Novo do Parecis – BR-163 – Itaituba – Santarém – Rotterdam

1.232

31,00

 

 

280

4,00

7.991

15,00

9.503

10,00

60,00

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Vitória – Rotterdam

385

9,00

2.716

31,00

 

 

9.175

17,00

12.276

11,00

68,00

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Santos – Rotterdam

385

9,00

1.845

17,00

 

 

10.123

17,00

12.353

14,00

57,00

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Sepetiba – Rotterdam

385

9,00

2.254

20,00

 

 

9.795

17,00

12.434

14,00

60,00

Fontes: SIFRECA, ESALQ – USP e Pesquisa de Campo – GEIPOT.

(1) Valor total de transbordo.

(2) Valor total na rota.

 

 

 

QUADRO 11

ANÁLISE DE ROTAS ALTERNATIVAS

GASTOS COM CONSUMO ENERGÉTICO – EXPORTAÇÃO PARA ROTTERDAM

2015

 

MODO UTILIZADO

RODOVIA

FERROVIA

HIDROVIA

LONGO CURSO

EXTENSÃO
TOTAL
(km)

TOTAL
US$/t

ROTA

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão
(km)

Consumo
US$/t

Campo Novo do Parecis – Porto Velho – Itacoatiara – Rotterdam

1.046

8,60

 

 

1.056

0,64

8.549

1,18

10.651

10,42

Campo Novo do Parecis – Porto Velho – Porto de Santana (Amapá) – Rotterdam


1.046


8,60

 

 


2.232


1,36


7.405


1,02


10.683


10,98

Campo Novo do Parecis – Cachoeira Rasteira – Santarém – Rotterdam

600

4,32

 

 

1.043

3,82

7.991

1,10

9.634

9,24

Campo Novo do Parecis – BR-163 – Santarém – Rotterdam

1.632

11,70

 

 

 

 

7.991

1,10

9.623

12,80

Campo Novo do Parecis – BR-163 – Itaituba – Santarém – Rotterdam

1.232

8,85

 

 

280

1,00

7.991

1,10

9.503

10,95

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Vitória – Rotterdam

385

2,80

2.716

7,30

 

 

9.175

1,30

12.276

11,40

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Santos – Rotterdam

385

2,80

1.845

5,00

 

 

10.123

1,40

12.353

9,20

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Sepetiba – Rotterdam

385

2,80

2.254

6,02

 

 

9.795

1,40

12.434

10,22

 


QUADRO 12

ANÁLISE DE ROTAS ALTERNATIVAS

DESPESAS COM FRETES – EXPORTAÇÃO PARA SHANGAI

2015

 


MODO UTILIZADO

RODOVIA

FERROVIA

HIDROVIA

LONGO CURSO

EXTENSÃO
TOTAL
(km)

CUSTO DE
TERMINAL (1)
US$/t

FRETE
TOTAL (2)
US$/t

ROTA

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Campo Novo do Parecis – Porto Velho – Itacoatiara – Shangai

1.046

25,00

 

 

1.056

14,00

21.087

35,00

23.189

10,00

84,00

Campo Novo do Parecis – Porto Velho – Porto de Santana (Amapá) – Shangai

1.046

25,00

 

 

2.232

30,00

19.989

35,00

23.267

10,00

100,00

Campo Novo do Parecis – Cachoeira Rasteira – Santarém – Shangai

600

15,00

 

 

1.043

14,00

20.575

35,00

22.218

10,00

74,00

Campo Novo do Parecis – BR-163 – Santarém – Shangai

1.632

41,00

 

 

 

 

20.575

35,00

22.207

7,00

83,00

Campo Novo do Parecis – BR-163 – Itaituba – Santarém – Shangai

1.232

31,00

 

 

280

4,00

20.575

35,00

22.087

10,00

80,00

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Vitória – Shangai

385

9,00

2.716

31,00

 

 

21.667

35,00

24.768

11,00

86,00

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Santos – Shangai

385

9,00

1.845

17,00

 

 

22.500

35,00

24.730

14,00

75,00

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Sepetiba – Shangai

385

9,00

2.254

20,00

 

 

22.172

35,00

24.811

14,00

78,00

Fontes: SIFRECA, ESALQ – USP e Pesquisa de Campo – GEIPOT.

(1) Valor total de transbordo.

(2) Valor total na rota.

 

 

 

QUADRO 13

ANÁLISE DE ROTAS ALTERNATIVAS

GASTOS COM CONSUMO ENERGÉTICO – EXPORTAÇÃO PARA SHANGAI

2015

 

MODO UTILIZADO

RODOVIA

FERROVIA

HIDROVIA

LONGO CURSO

EXTENSÃO
TOTAL
(km)

TOTAL
US$/t

ROTA

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Campo Novo do Parecis – Porto Velho – Itacoatiara – Shangai

1.046

8,60

 

 

1.056

0,64

21.087

2,80

23.189

12,04

Campo Novo do Parecis – Porto Velho – Porto de Santana (Amapá) – Shangai

1.046

8,60

 

 

2.232

1,36

19.989

2,62

23.267

12,58

Campo Novo do Parecis – Cachoeira Rasteira – Santarém – Shangai

600

4,32

 

 

1.043

3,82

20.575

2,69

22.218

10,83

Campo Novo do Parecis – BR-163 – Santarém – Shangai

1.632

11,70

 

 

 

 

20.575

2,69

22.207

14,39

Campo Novo do Parecis – BR-163 – Itaituba – Santarém – Shangai

1.232

8,85

 

 

280

1,00

20.575

2,69

22.087

12,54

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Vitória – Shangai

385

2,80

2.716

7,30

 

 

21.667

2,90

24.768

13,00

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Santos – Shangai

385

2,80

1.845

5,00

 

 

22.500

2,99

24.730

10,79

Campo Novo do Parecis – Cuiabá – Sepetiba – Shangai

385

2,80

2.254

6,02

 

 

22.172

2,95

24.811

11,77


Corredores Estratégicos - Capítulo 1 - Topo