QUADRO 106

ANÁLISE DE ROTAS ALTERNATIVAS

DESPESAS COM FRETES – EXPORTAÇÃO PARA ROTTERDAM

2015

 


MODO UTILIZADO

RODOVIA

FERROVIA

HIDROVIA

LONGO CURSO

EXTENSÃO
TOTAL
(km)

CUSTO DE
TERMINAL (1)
US$/t

FRETE
TOTAL (2)
US$/t

ROTA

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Barreiras – Ibotirama – Petrolina – Salgueiro – Suape – Rotterdam

217

6,00

828

13,00

604

7,00

7.836

17,00

9.485

11,00

54,00

Barreiras – Ibotirama – Juazeiro – Aratu – Rotterdam

217

6,00

567

9,00

604

7,00

8.238

17,00

9.626

11,00

50,00

Barreiras – Ilhéus – Rotterdam

973

28,00

 

 

 

 

8.473

17,00

9.446

9,00

54,00

Barreiras – Porto Nacional – Vila do Conde – Rotterdam

511

15,00

 

 

1535

17,00

7.038

15,00

9.084

11,00

58,00

Fontes: SIFRECA, ESALQ – USP e Pesquisa de Campo – GEIPOT.

(1) Valor total de transbordo.

(2) Valor total na rota.

 

 

 

QUADRO 107

ANÁLISE DE ROTAS ALTERNATIVAS

GASTOS COM CONSUMO ENERGÉTICO – EXPORTAÇÃO PARA ROTTERDAM

2015

 

MODO UTILIZADO

RODOVIA

FERROVIA

HIDROVIA

LONGO CURSO

EXTENSÃO
TOTAL
(km)

TOTAL
US$/t

ROTA

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Barreiras – Ibotirama – Petrolina – Salgueiro – Suape – Rotterdam

217

1,56

828

2,72

604

3,30

7.836

1,06

9.485

8,64

Barreiras – Ibotirama – Juazeiro – Aratu – Rotterdam

217

1,56

567

1,86

604

3,30

8.238

1,11

9.626

7,83

Barreiras – Ilhéus – Roterdam

973

7,30

 

 

 

 

8.473

1,15

9.446

8,45

Barreiras – Porto Nacional – Vila do Conde – Rotterdam

511

3,67

 

 

1.535

6,32

7.038

0,95

9.084

10,94

 


QUADRO 108

ANÁLISE DE ROTAS ALTERNATIVAS

DESPESAS COM FRETES – EXPORTAÇÃO PARA SHANGAI

2015

 


MODO UTILIZADO

RODOVIA

FERROVIA

HIDROVIA

LONGO CURSO

EXTENSÃO
TOTAL
(km)

CUSTO DE
TERMINAL (1)
US$/t

FRETE
TOTAL (2)
US$/t

ROTA

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Extensão(km)

Frete
US$/t

Barreiras – Ibotirama – Petrolina – Salgueiro – Suape – Shangai

217

6,00

828

13,00

604

7,00

24.916

35,00

26.565

11,00

72,00

Barreiras – Ibotirama – Juazeiro – Aratu – Shangai

217

6,00

567

9,00

604

7,00

23.443

35,00

24.831

11,00

68,00

Barreiras – Ilhéus – Shangai

973

28,00

 

 

 

 

23.285

35,00

24.258

9,00

72,00

Barreiras – Porto Nacional – Vila do Conde – Shangai

511

15,00

 

 

1.535

17,00

19.618

35,00

21.664

11,00

78,00

Fontes: SIFRECA, ESALQ – USP e Pesquisa de Campo – GEIPOT.

(1) Valor total de transbordo.

(2) Valor total na rota.

 

 

 

QUADRO 109

ANÁLISE DE ROTAS ALTERNATIVAS

GASTOS COM CONSUMO ENERGÉTICO – EXPORTAÇÃO PARA SHANGAI

2015

 

MODO UTILIZADO

RODOVIA

FERROVIA

HIDROVIA

LONGO CURSO

EXTENSÃO
TOTAL
(km)

TOTAL
US$/t

ROTA

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Extensão(km)

Consumo
US$/t

Barreiras – Ibotirama – Petrolina – Salgueiro – Suape – Shangai

217

1,56

828

2,72

604

3,30

24.916

3,26

26.565

10,84

Barreiras – Ibotirama – Juazeiro – Aratu – Shangai

217

1,56

567

1,86

604

3,30

23.443

3,06

24.831

9,78

Barreiras – Ilhéus – Shangai

973

7,30

 

 

 

 

23.285

3,05

24.258

10,35

Barreiras – Porto Nacional – Vila do Conde – Shangai

511

3,67

 

 

1.535

6,32

19.618

2,57

21.664

12,56

Corredores Estratégicos - Capítulo 8 - Topo