QUADRO 110

ÁREA DE INFLUÊNCIA DA REGIÃO OESTE DO ESTADO DA BAHIA

RESUMO DAS DESPESAS COM FRETES

2015

 

PORTO
DE
ORIGEM

MODO
DE
TRANSPORTE

PORTO DE DESTINO

Rotterdam

Shangai

Volume
(106t)

Frete Total
(US$/t)

Volume
(106t)

Frete Total
(US$/t)

Suape

Rodo-hidroferroviário

1,90

54,00

1,27

72,00

Aratu

Rodo-hidroferroviário

1,90

50,00

1,27

68,00

Ilhéus

Rodoviário

1,90

54,00

1,27

72,00

Vila do Conde

Rodo-hidroviário

1,90

58,00

1,27

78,00

OBS.: Considerando-se as premissas anteriormente adotadas, ou seja, 70% do volume exportado em 2015 pelas rotas selecionadas, calculou-se as economias que poderão ser geradas pela diferença entre a rota de menor frete e a segunda melhor alternativa, apresentadas a seguir:

 

– Economia com fretes para Rotterdam via porto de Aratu (Rodo-hidroferroviário) = US$ 7,60 milhões;

– Economia com fretes para Shangai via porto de Aratu (Rodo-hidroferroviário) = US$ 5,08 milhões.

 

 

QUADRO 111

ÁREA DE INFLUÊNCIA DA REGIÃO OESTE DO ESTADO DA BAHIA

RESUMO DOS GASTOS COM CONSUMO ENERGÉTICO

2015

 

PORTO
DE
ORIGEM

MODO
DE
TRANSPORTE

PORTO DE DESTINO

Rotterdam

Shangai

Volume
(106t)

Gasto Total
(US$/t)

Volume
(106t)

Gasto Total
(US$/t)

Suape

Rodo-hidroferroviário

1,90

8,64

1,27

10,84

Aratu

Rodo-hidroferroviário

1,90

7,83

1,27

9,78

Ilhéus

Rodoviário

1,90

8,45

1,27

10,35

Vila do Conde

Rodo-hidroviário

1,90

10,94

1,27

12,56

OBS.: Considerando-se as premissas anteriormente adotadas, ou seja, 70% do volume exportado em 2015 pelas rotas selecionadas, calculou-se as economias que poderão ser geradas pela diferença entre a rota de menor frete e a segunda melhor alternativa, apresentadas a seguir:

 

– Economia com combustíveis para Rotterdam via porto de Aratu (Rodo-hidroferroviário) = US$ 1,54 milhão;

– Economia com combustíveis para Shangai via porto de Aratu (Rodo-hidroferroviário) = US$ 1,35 milhão.

Corredores Estratégicos - Capítulo 8 - Topo